A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou (04/12) a culminância do Projeto Defesa Civil nas Escolas - Educação de Jovens e Adultos (PDCEJA) com alunos das escolas municipais Sociedade Fraternal (Pau da Lima) e Nova Sussuarana em cerimônia realizada no auditório do órgão.

O PDCEJA surgiu como uma extensão do PDCE de modo a incluir no projeto jovens e adultos que cursam aquela modalidade de ensino. O EJA oferece ao estudantes, que não tiveram a oportunidade de fazer os cursos regulares dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano) e médio (1ª à 3ª série), a chance de iniciar ou concluir essas etapas da escolaridade.

O Projeto Defesa Civil nas Escolas tem como meta formar a comunidade escolar, por meio de ações educativas e participativas, para contribuir na redução de riscos em suas comunidades.

Ao falar sobre o projeto, a chefe do Setor de Ações Educativas, Rafaela Oliveira, afirmou que “o PDCE é uma ferramenta de transformação na qual o jovem é o principal foco e multiplicadora da cultura de Defesa Civil”.

Segundo a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas (Suced), Fabiana Santana, “as escolas têm abraçado de fato as atividades, como uma forma de apresentar aos seus alunos a conscientização ambiental, de que alguns deles também moram em áreas de risco e que devem zelar por suas comunidades para que possam, assim, evitar acidentes”.

Na quinta-feira (07/12), será realizada, às 14h, no auditório da Codesal, a culminância com alunos da Escola Municipal Dorival Caymmi.

ASCOM - CODESAL
05/12/2023