Os alunos da rede municipal de ensino Maria Luiza Silva Lima, da Escola Santo Antônio das Malvinas, João Victor Santana de Souza, Escola Campinas de Pirajá e Larissa Victor de Oliveira Souza, Escola Oito de Maio, foram os vencedores do 1º Concurso de Redação da Defesa Civil de Salvador, respectivamente com a primeira, segunda e terceira classificações.

A cerimônia de premiação foi realizada, nesta quarta-feira (22/11), no Museu Eugênio Teixeira Leal - Cineteatro, no Pelourinho. A iniciativa da Codesal, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, envolveu redações de 334 alunos de 10 escolas da rede municipal que participaram das capacitações do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) ao longo de 2023.

A redação teve como tema "Conhecer, Integrar e Prevenir: Por cidadão Conscientes e Cidades Resilientes". "O concurso é uma proposição do setor de Ações Educativas da Codesal, e é uma ação desenvolvida com as escolas municipais participantes do PDCE ao longo deste ano", destacou a chefe do setor, Rafaela Oliveira.

O PDCE, programa mantido pela Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas (Suced) da Codesal, foi criado para estimular o protagonismo entre alunos da rede municipal em comunidades escolares próximas a áreas de risco, para que atuem na prevenção de acidentes, equipando-os com conhecimentos cruciais para lidar com situações adversas.

Ao falar sobre a premiação, o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, destacou "o belíssimo trabalho desenvolvido pela Codesal, não apenas no campo das ações preventivas, mas sobretudo no aspecto da educação. Trazer alunos a escrever sobre o tema é motivar e inspirar no cuidado com nossa cidade, estimulando ainda a conscientização de outros alunos". Ele agradeceu ainda o empenho dos gerentes regionais de educação no suporte a estas ações transversais.

Vitoriosos

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, ao falar para os jovens, falou sobre o estímulo que os alunos, que chegaram à reta final entre quase 400 redações escritas, oferecerão para que outros venham a participar do certame. "Todos vocês que chegaram aqui nesta reta final são vitoriosos. Certamente, muitos de vocês vão se esforçar para que, no próximo ano, estejam no primeiro lugar".

A aluna Maria Luiza Silva Lima, que fez a redação vencedora, é avaliada pela gestora da Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas (Fazenda Coutos), Sheila Azevedo Silva, com tendo excelente aproveitamento que possibilita avanço nas propostas pedagógicas e interesse nos trabalhos em equipe.

A cerimônia incluiu apresentação da paródia "Chame, chame a Codesal", pelos alunos da Escola Municipal Oito de Maio; galope utilizando recursos do Cordel em homenagem aos integrantes da Suced, pela professora e coordenadora Pedagógica da GRE Subúrbio II, Gilbene Esquivel. A fundadora da Biblioteca Social Afro-indígena Meninas do Subúrbio, Dejanira Rainha apresentou poemas de sua autoria, e Genice Rodriguez, da Codesal, que apresentou o poema Redação, de sua autoria.

A subcoordenadora da Suced, Fabiana Santana, ao falar da equipe expressou "o orgulho que tenho por trabalhar com vocês, grupo dedicado que capacita 4 mil pessoas em áreas de risco por ano com nossos programas Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), Nupdec Mirim, PDCE, Mobiliza Defesa Civil, além dos simulados de evacuação".

O concurso contou com o apoio da Secult que ofereceu ao vencedores voucher de visita aos principais museus mantidos pela Prefeitura, da editora FTD que ofertou kits didáticos, city tour da Salvador Bus e day use no Sesc Piatã.

ASCOM- CODESAL
22/11/2023