Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, novos parceiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal), estão sendo capacitados por técnicos da Codesal. O objetivo é inserir os servidores da CCZ nas atividades do órgão que tem como missão promover a segurança da população por meio da redução de desastres. Foram dividas duas turmas de 25 participantes cada, sendo que a primeira participou das aulas ao longo dessa semana.

O chefe do setor de ações educativas, Milton Nascimento, iniciou a apresentação com uma dinâmica de percepção de risco. Em seguida, destacou a importância da preservação ambiental como forma de reduzir os riscos de desastres nas encostas. A população Salvador descarta diariamente cerca de 4,5 toneladas de resíduos sólidos, muitos dos quais despejado irregularmente em áreas de risco.

Além de ampliar a possibilidade de acidentes, o lixo pode ser o vetor de inúmeras doenças, entre as quais as transmissíveis pelo rato (tifo, peste e leptospirose) a, pelas baratas e formigas (contaminação de alimentos) e por mosquitos (dengue, zika vírus).

Além de doenças, o descarte de resíduos resulta em poluição do solo e da água. "O lixo deteriora o solo, degrada o ar com mau cheiro e gases e destrói o encanto da cidade e da sua estética, onerando os cofres públicos", disse Nascimento.

Percepção de riscos - Nesta quinta-feira (8), os agentes da CCZ assistiram palestra sobre percepção de risco, apresentada pela subcoordenadora de ações comunitárias e educativas da Codesal, Rita Moraes. O objetivo é mostrar aos novos colaboradores a importância das ações preventivas de modo que eles também atuem como multiplicadores.

A técnica explicou que ampliar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana, tem como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres. Na próxima semana, uma nova turma participará da capacitação.