Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, novos parceiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal), estão sendo capacitados por técnicos da Codesal. O objetivo é inserir os servidores da CCZ nas atividades do órgão que tem como missão promover a segurança da população por meio da redução de desastres. Foram dividas duas turmas de 25 participantes cada, sendo que a primeira participou das aulas ao longo dessa semana.

O chefe do setor de ações educativas, Milton Nascimento, iniciou a apresentação com uma dinâmica de percepção de risco. Em seguida, destacou a importância da preservação ambiental como forma de reduzir os riscos de desastres nas encostas. A população Salvador descarta diariamente cerca de 4,5 toneladas de resíduos sólidos, muitos dos quais despejado irregularmente em áreas de risco.

Além de ampliar a possibilidade de acidentes, o lixo pode ser o vetor de inúmeras doenças, entre as quais as transmissíveis pelo rato (tifo, peste e leptospirose) a, pelas baratas e formigas (contaminação de alimentos) e por mosquitos (dengue, zika vírus).

Além de doenças, o descarte de resíduos resulta em poluição do solo e da água. "O lixo deteriora o solo, degrada o ar com mau cheiro e gases e destrói o encanto da cidade e da sua estética, onerando os cofres públicos", disse Nascimento.

  

Percepção de riscos - Nesta quinta-feira (8), os agentes da CCZ assistiram palestra sobre percepção de risco, apresentada pela subcoordenadora de ações comunitárias e educativas da Codesal, Rita Moraes. O objetivo é mostrar aos novos colaboradores a importância das ações preventivas de modo que eles também atuem como multiplicadores. 

A técnica explicou que ampliar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana, tem como propósito a redução da vulnerabilidade social frente aos desastres. Na próxima semana, uma nova turma participará da capacitação.

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui