A Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou, neste sábado (20/01), a realização de simulados de evacuação de área, como fase preparatória da Operação Chuva 2024. Abrindo o ciclo, os moradores de Vila Picasso, na Capelinha, e Voluntários da Pátria, no Lobato, participaram da ação, que tem como objetivo avaliar, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de riscos e preparar a comunidade a atuar em uma possível evacuação em períodos de intensa chuva. A atividade aconteceu de forma simultânea às 9h nas duas comunidades.

No decorrer da simulação, que se iniciou às 9h, com o disparo do Sistema de Alerta e Alarme, os voluntários, previamente mobilizados por equipes da Codesal, foram orientados a deixar suas casas e dirigir-se pelas rotas de fuga aos abrigos provisórios, instalados respectivamente nas Escolas Municipais Antônio Carvalho Guedes e Professora Eufrosina Miranda.

“Os simulados visam garantir a proteção civil da população que vive em áreas de encostas, passíveis de deslizamentos de terra ou desabamentos, em instantes de fortes chuvas, sendo o desdobramento do trabalho preventivo que a Codesal vem realizando, com o apoio do prefeito Bruno Reis, e da vice-prefeita Ana Paula Matos, nessas comunidades. Nosso objetivo é mostrar à população como se comportar em um episódio de risco, seja de alagamento ou deslizamento de terra”, explica o diretor-geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Segundo a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas e coordenadora dos simulados, Fabiana Santana, "o simulado é um exercício prático para a comunidade treinar a saída dos seus imóveis numa situação de evacuação real. A gente sabe que, durante a Operação Chuva, existem muitas possibilidades de acionamento da sirene e é necessário que os moradores já saibam exatamente o que fazer”, diz, ressaltando que a participação da comunidade é imprescindível.

Participação de voluntários

Durante as ações educativas realizadas ao longo do ano, a exemplo dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Nupdecs Mirins e Projetos Defesa Civil nas Escolas (PDCE), as comunidades recebem orientações sobre rotas de fugas, equipamentos públicos municipais que funcionam como abrigos, requisitos para os benefícios assistenciais e o passo a passo nos pós-acolhimento.

"Quanto mais pessoas participam, melhor. Até mesmo as pessoas que não moram na área de risco precisam saber orientar e auxiliar os vizinhos e demais moradores, que muitas vezes têm filhos, idosos e animais de estimação. A gente precisa que toda comunidade se envolva com essa atividade”, reforça.

Além das equipes da Codesal, a atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) e gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs), entre outros órgãos envolvidos.

Atividades preventivas

Realizada anualmente entre março a junho, quando são registrados os maiores volumes de chuvas na capital, a Operação Chuva adota ações de prevenção e de resposta implementadas pela Prefeitura de Salvador por meio do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC). Nas últimas três operações não foram registradas ocorrências fatais em decorrência das chuvas graças as atividades preventivas realizadas ao longo do ano nas comunidades situadas em áreas de risco, o que evitou a perda de vidas.

Segundo o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, “a pronta atuação dos órgãos do SMPDC tem permitido apresentar respostas imediatas às principais demandas e garantir a segurança da população sem o registro ocorrências graves”.

Ao longo da operação são intensificadas as vistorias técnicas, principalmente em áreas de encostas suscetíveis à deslizamentos de terra. Entre as ações preventivas, a Defesa Civil de Salvador, em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), aplica lona plástica para impermeabilização de terrenos de encostas.

Além da colocação de lona, as equipes da Limpurb realizaram serviços de capinação, roçagem, retirada de entulho, remoção de terra, lixo e limpeza de valetas.

A aplicação de geomantas em áreas de risco integra também a estratégia de ações preventivas desenvolvidas pela Codesal, como preparativo para a Operação Chuva. Até o momento já foram instaladas 300 geomantas em diversas regiões de Salvador. A Secretária de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e a Superintendencia de Obras Públicas (Sucop) respondem pela instalação de contenções de encostas definitivas implementadas pela administração municipal, garantindo a segurança de famílias que vivem em regiões de encostas, evitando que deslizamentos de terra ocorram em períodos chuvosos.

A manutenção da rede de micro e macrodrenagem, realizadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), está no escopo de ações contínuas.

Já o setor de Atendimento a Comunidades em Áreas de Risco da Codesal realiza o cadastro de pessoas pleiteando benefícios eventuais, como auxílio-moradia e auxílio-emergência, encaminhados à Sempre para análise.

ASCOM – CODESAL
20/01/2024