Alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) realizaram visita técnica à Defesa Civil de Salvador (Codesal), neste sábado (02/09), com o objetivo de conhecer as atividades do órgão, hoje considerado uma referência em todo o país. Ao todo 20 estudantes participaram da atividade. O grupo foi recebido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, e pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior.

Após as boas-vindas aos visitantes, Sosthenes Macêdo, apresentou aos alunos os principais pontos focais da Defesa Civil de Salvador, hoje voltados às ações preventivas, destacando a importância de compartilhar com eles a experiência acumulada pelo órgão desde a reformulação em 2016.

"Com o aval das Nações Unidas, que reconheceu Salvador como Hub de Resiliência, reforçamos nosso compromisso de compartilhamento de conhecimentos e experiências acumuladas pela Codesal, estabelecendo uma rede de aprendizagem, como estamos fazendo agora", afirmou Sosthenes Macêdo, ao abrir o evento.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Organizacional do Crea/BA e professor da FAUFBA, Luis Paulo Matos, que acompanhou os alunos juntamente com a professora Anna Karla Trajano de Arruda, o objetivo da visita é para que os alunos tenham um entendimento das atividades e ações operacionais da Defesa Civil de Salvador.

Matos destaca que "é necessário fazer a conexão entre academia e a sociedade, unindo o conhecimento prático de nossas disciplinas com a experiência da Codesal, que atua em uma cidade de relevo acidentado, levando aos alunos as dificuldades enfrentadas pelo órgão, além da oportunidade intercâmbio entre a academia e o ambiente profissional".

Estratégias

Ao longo da exposição foram apresentadas as estratégias adotadas pelo órgão buscando mitigar o risco e criar nas comunidades, por meio de programas educativos, uma cultura de defesa civil e percepção de riscos.

Após a apresentação sobre o funcionamento da Codesal, os alunos foram encaminhados ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), onde a subcoordenadora de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas, a engenheira Alana Matos, falou sobre a atuação do Centro que busca, pelo uso de ferramentas tecnológicas de análise climática, antecipar o risco e preservar vidas. O meteorologista Giuliano Carlos Nascimento explicou sobre os modelos usados para previsão e antecipação dos riscos climáticos na capital baiana.

A professora Anna de Arruda informou que participaram da visita, alunos das disciplinas Estudos Sociais e Ambientais, do segundo semestre, Topografia, quinto semestre, Planejamento Urbano e Regional, 10º semestre, além de alunos do Estágio Supervisionado, de vários semestres da FAUFBA.

ASCOM - CODESAL
01/09/2023