A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, hoje (10/07), a visita de representantes do município de Camaçari (BA) que vieram conhecer o funcionamento da Codesal e, em particular, estabelecer parceria para a capacitação de técnicos daquele município. Estiveram na sede do órgão, o vereador Júnior Borges (DEM) e o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares.

O grupo foi recebido pelo diretor-geral, Sosthenes Macêdo, pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, e pela coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, quando foram apresentadas as principais atividades desenvolvidas pela Codesal.

Sosthenes Macêdo falou dos diversos conhecimentos agregados à Codesal, ao longo dos últimos anos, a exemplo do uso de tablets nas vistorias, que ampliou a precisão do processo, georreferenciamento e mapeamento das áreas de risco, adoção de tecnologia para análise e prevenção de risco, aplicação de geomantas, atividades educativas nas comunidades de modo a evitar acidentes e preservar vidas, entre outras ações que fizeram do órgão uma referência nacional.

"Importante receber essa equipe de Camaçari aqui na Codesal. Tiramos uma série de resoluções a exemplo da capacitação da Defesa Civil de Camaçari e também de outros órgãos que fazem parte do sistema de proteção e defesa civil daquela cidade, já que o sucesso de nossas operações é colegiado", disse o diretor da Codesal, acrescentando que as Nações Unidas certificou Salvador como hub de resiliência e respostas a desastres e, assim, "a gente pode fazer essa capacitação formulando novas políticas para que esses órgão da Bahia possam se consolidar tal como a Defesa Civil de Salvador", acentuou.

"Para nós é um motivo de muita alegria estar trocando experiências com a Defesa Civil de Salvador e que está bem à frente de muitas defesas civis do país e que nós vamos fazer parte enquanto sistema de defesa civil. É um motivo de orgulho para Camaçari", destacou o coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares.

Segundo o vereador Júnior Borges, "a troca de experiências é fundamental. Temos um grupo de pessoas, liderado por Ivanaldo Soares, um guerreiro nesta área e que tem vocação para isso. Essa relação das Prefeituras de Salvador e Camaçari só vai trazer benefícios para cada um de nós em Camaçari. Acho que a Câmara Municipal tem um papel fundamental que é o de fazer com que as repartições públicas se alinhem para trazer inovações para o município, melhorando a vida e a segurança da população".

*ASCOM - CODESAL*

10/07/2023