A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, hoje (22/05), a visita de tecnicos do município de Prefeitura de Santo Amaro (BA) que vieram conhecer o funcionamento da Codesal e, em particular, as técnicas de aplicação de geomantas na capital baiana.

O grupo foi recebido pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, e por técnicos do órgão, quando foram apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelo órgão.

Sosthenes Macêdo falou dos diversos conhecimentos agregados à Codesal, ao longos dos últimos anos, a exemplo do uso de tablets nas vistorias, que ampliou a precisão do processo, georreferenciamento e mapeamento das áreas de risco, adoção de tecnologia para análise e prevenção de risco, aplicação de geomantas, atividades educativas nas comunidades de modo a evitar acidentes e preservar vidas, entre outras ações que fizeram do órgão uma referência nacional.

O diretor-geral da Defesa Civil propôs ao secretário da Secretaria de Infraestrutura de Santo Amaro, Cássio Requião Barreto, presente à reunião, a capacitação de equipes daquele município no sentido de implementar as ações de defesa civil, destacando o fato de Salvador ter sido certificada pela ONU como Hub de Resiliência.

Sosthenes Macêdo destacou que, desde a gestão de ACM Neto, continuada pelo prefeito Bruno Reis, a Prefeitura de Salvador já aplicou 261 gemantas, sendo que mais 26 já foram autorizadas e seis estão em andamento. Cássio Barreto mostrou-se interessado na técnica da geomanta, "pois Santo Amaro também possui áreas de risco em encostas, sendo de interesse da gestão municipal buscar ferramentas para mitigar o problema".

ASCOM - CODESAL
22/05/2023

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui