*Sistema de baixa pressão intensificará as chuvas em Salvador a partir de amanhã (23/05)*

Um sistema de baixa pressão (cavado) intensificará os ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico e favorecerá a ocorrência de chuvas volumosas sobre a capital baiana entre amanhã, terça-feira (23/05), a quinta-feira (25/05).

A previsão para estes dias é de chuvas fracas a moderadas, não se descartando a possibilidade de chuvas fortes. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra, , alerta a Defesa Civil de Salvador (Codesal).

*Previsão para os próximos dias*

A previsão para hoje (22/05) é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia.

De amanhã (23/05) a quinta-feira (25/05), a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, não se descarta a possibilidade de chuvas fortes. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Na sexta-feira (26/05/2023), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

A previsão para sábado (27/05) é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra.

No domingo (28/05/2023), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para deslizamentos de terra.

As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

*Prevenção*

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recomenda que, durante o período chuvoso, a população deve ficar atenta às situações de risco causadas pelo mau tempo. É necessário que algumas medidas preventivas sejam tomadas para reduzir o risco de danos materiais e preservar a segurança de todos.

Normas de segurança que podem ser adotadas:

*Antes das Chuvas*

>> Mantenha telhados e calhas limpos;

>> Remova árvores ou galhos secos que possam vir a cair sobre a sua residência em caso de ventania;

>> Não jogue lixo na rua fora do horário de coleta. Ele pode entupir bueiros e impedir o escoamento da água;

>> Limpe também ralos e drenagens de rede pluvial;

*Durante as chuvas*

>> No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas.

>> Pare o carro se a chuva estiver muito forte;

>> Não tente atravessar enxurradas;

>> Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados.

>> Não permaneça em áreas abertas;

>> Não fique no alto de morros ou no topo de prédios;

>> Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas;

>>Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios;

>> Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

*Ocorrências*

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

*Plantão*

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

*ASCOM - CODESAL*
22/05/2023