O diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, visitou, dia 21/09 a Coordenação Municipal de Defesa Civil de São Paulo (Comdec) onde conheceu o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), acompanhado da diretora de Operação do CCOI, Luiza Pacheco, e do diretor do regional da Freguesia do Ó, Manoel Matias.

A unidade monitora em regime 24 horas as ocorrências da cidade de São Paulo, tanto por meio de informações registradas pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) quanto daquelas repassadas por outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), São Paulo Transportes (SPTRANS), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), sendo que está última funciona nos moldes do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

"No CCOI conversamos sobre as atividades realizadas na capital paulista, conhecendo suas ações e seus protocolos, assim como apresentamos os avanços alcançados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), que sob a liderança do prefeito ACM Neto, assumiu papel de destaque nas ações de prevenção em Salvador, o que se reflete de forma positiva em todo o Brasil", afirmou Sosthenes Macêdo.

"O CCOI passou a ser considerado a Central Oficial de Monitoramento da PMSP, possibilitando a integração da municipalidade e o acionamento entre órgãos responsáveis em ocorrências críticas", explica Luiza Pacheco, acrescentando que São Paulo possui 32 subprefeituras e em cada uma delas funciona uma unidade da Defesa Civil.

Ainda segundo ela, os registros emergenciais são repassados, via SMS, para as autoridades e órgãos envolvidos em cada caso, tendo em vista medidas e soluções no menor espaço de tempo possível. Entre as situações emergenciais abordadas estão alagamentos, desabamentos, incêndios, solapamentos, quedas de árvores, buracos em vias, entre outras.

Como ocorre na Defesa Civil de Salvador, a prevenção é essencial, cabendo a Defesa Civil de SP desempenhar um trabalho por meio do Condec que faz ações de prevenção de diversas maneiras, entre elas os mapeamentos de áreas risco, para que assim seja possível identificar os locais de maior suscetibilidade à ocorrência de desastres naturais. Há também o treinamento e capacitações com os agentes municipais que atuam com a temática de gestão e gerenciamento de risco, bem como a população que mora nas áreas suscetíveis.  A coordenação geral de Defesa Civil da Cidade de São Paulo está sob a responsabilidade do coronel Rogério Vieira Peixoto.