A iniciativa busca prevenir incidentes em museus, arquivos e bibliotecas da Bahia como o ocorrido no Museu Nacional

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) participará das ações de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), proposta pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA), e que tem como objetivo a proteção do acervo histórico integrante do patrimônio cultural baiano.

O convite foi formalizado, na tarde desta segunda-feira (01/10) na sede da Defesa Civil, pelo presidente do CREA/BA, engenheiro civil Luis Edmundo de Campos, ao diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que elogiou a iniciativa, colocando à disposição a experiência do órgão em ações preventivas.

"Vemos esta iniciativa como de grande importância para evitar ocorrências que coloquem em risco o nosso rico acervo arquitetônico e cultural", disse, indicando a subcoordenadora de Áreas de Riscos, a engenheira Rita Jane Moraes, para representar a Codesal nas atividades do FPI.

O presidente do CREA/BA, por sua vez, explicou que o FPI "era um projeto da entidade e que ganhou força após o incidente ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro, no dia 02 de setembro". O incêndio destruiu 200 anos de história e um acervo de cerca de 20 milhões de itens.

O engenheiro acrescentou que a primeira atividade do grupo ocorrerá nesta quarta-feira (03/10), na Biblioteca Pública da Bahia, no Acervo Gregório de Matos e no Museu AfroBahia.

Ainda segundo ele, as vistorias levarão em consideração a importância da participação do profissional da área tecnológica na manutenção dos espaços, a elaboração de Planos de Emergência, verificação das instalações elétricas, no Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (para-raios), verificação dos sistemas de combate a incêndio, existência de grupos gerador, entre outros.

Com o objetivo é produzir relatório detalhando da situação de cada local, apontando situações de risco a ser encaminhado à administração pública, as ações da FPI contarão com a participação de Câmaras Especializadas do Crea-BA, equipes do Conselho Regional de Biblioteconomia, da Defesa Civil de Salvador, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e da Associação dos Arquivistas da Bahia (AABA).

Participaram da reunião, o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, e a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.