A Defesa Civil de Salvador (Codesal) participou, hoje (07/03), de reunião por vídeoconferência que teve como objetivo promover a discussão e o levantamento de proposiçoes voltadas a assegurar a ampla divulgação do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, a ser oficializado em junho.

O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro responderam pela condução do evento, quando foram colhidas sugestões dos participantes da mesa redonda de diferentes estados da federação.

Segundo a diretora de Articulação e Gestão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Karine Lopes, o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil visa ser um instrumento norteador de planejamento para a política nacional de proteção e defesa civil nos cinco eixos da gestão de risco e de desastres: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. "O Plano contempla programas, ações e iniciativas de redução de riscos de desastres voltados à população brasileira", disse.

O Plano Integrado de Divulgação, Comunicação e Intervenção de Mídia, objetivo central da etapa 11 do Plano Nacional, está amparado em três frentes: mecanismos voltados para parcerias e instrumentos de cooperação; sumário executivo e propostas de conteúdos para cursos de capacitação sobre o Plano, informa a coordenadora da equipe de comunição, Cilene Victor.

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, destacou "a importância da criação de um plano integrado de comunicação para dar visibilidade ao Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, acentuando a disposição da Codesal em colaborar em todas as etapa para a consolidação daquele objetivo".

ASCOM - CODESAL
07/03/2024