Na data em que se comemora o Dia Internacional da Defesa Civil, a Codesal realizou, hoje (01/03), a capacitação de 62 novos voluntários que vão atuar em ações de prevenção nas comunidades, ajudando em situações de emergência nas áreas de risco. O treinamento ocorreu no auditório do órgão.

Ao falar para os participantes, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, afirmou que "na gestão do prefeito ACM Neto a Codesal foi reformatada passando a atuar essencialmente ações preventivas, objetivo continuado pelo prefeito Bruno Reis e a vuce-prefeita Ana Paula Matos, sendo prioritário o investimento na qualificação da equipe, cujos resultados vem se apresentando de forma positiva".

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, informou que a capacitação é feita uma vez por mês e que qualquer pessoa acima de 16 pode se candidatar. São oferecidas mensalmente são 60 vagas.

“Para nós, é essencial ter voluntários envolvidos no processo de redução de riscos, pessoas treinadas para entenderem o que é a prevenção, atuando como multiplicadoras das ações da Defesa Civil”, diz.

O treinamento é feito ao longo de cinco hora e inclui módulos sobre defesa civil institucional, primeiros socorros para leigos, mudanças climáticas e percepção de risco.

O Programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto 26.459/2015. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

Os interessados podem fazer as inscrições pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7n4xBRp3nOlp_q10Po76Vjys_WVvRSNOqUSEiJ5Tky6rs-g/viewform?pli=1

*ASCOM - CODESAL*
01/03/2024