O funcionamento do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), que realiza análises meteorológicas com o uso de tecnologia para prevenção de risco em áreas de encostas, foi o tema central da teleconferência ocorrida, hoje (21/11), entre o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, e representantes das defesas civis dos municípios Cajamar, Caieiras, Franco Rocha, Francisco Morato e Mairiporã integrantes do Consórcio Intermunicipal dos Municípioa da Bacia do Juqueri (Cimbaju), em São Paulo.

Os principais avanços da Codesal, desde a sua reestruturação em 2016, foram apresentados por Sosthenes Macêdo que destacou o foco nas ações preventivas como fundamentais para evitar ocorrências graves como a registradas no passado. "A Prefeitura de Salvador, desde a gestão de ACM Neto, continuada pelo prefeito Bruno Reis, dotou a Codesal do que há de mais avançado em tecnologia de análise climática, qualificou os recursos humanos, além de ampliar a proteção de encostas com geomantas", disse.

Sosthenes Macêdo destacou que a instalação de uma unidade nos moldes do Cemadec nos municípios integrantes do consórcio pode ser dimensionada para as necessidade de cada cidade e em menor escala da utilizada em Salvador, indicando que "não se deve prescindir de um meteorologisa, contratação que pode ser feita coletivamente pelo consórcio". Ele afirmou ainda sobre a necessidade de proceder ao mapeamento da áres de risco e criar protocolos para a elaboração de um do Plano de Proteção de Defesa Civil.

"Contem com a colaboração da Defesa Civil e da Prefeitura de Salvador", destacou o diretor-geral da Codesal, resaltando que as boas práticas do órgão resultaram na certificação de Salvador como Hub de Resiliência da Iniciativa Cidades Resilientes da ONU. "Agradecemos a colaboração e disponibilidade de vocês em partilhar suas soluções e histórico de inovações com nossas cidades", resaltou a vice-prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira.

Após a apresentação, os participantes dirigiram diversas perguntas relacionadas com o funcionamento do Cemadec, do Sistema de Alerta e Alarme e do envio de SMS em instantes de emergência climática que foram respondidas pelos meteorologistas Giuliano Carlos Nascimento, Laurízio Alves e pela subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos.

Participaram da reunião pelos municípios de Franco da Rocha e Francisco Morato, a vice-prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira, a secretária de Segurança Cidadã Michele Zanini, secretário executivo Marcus Brandino, além de José Rodrigues Filho, Mário Cunha e Samuel Mauer; pela Codesal, álem de Sosthenes Macêdo, participaram o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, e assessor chefe, Carlos Eduardo Nunes Costa.

*ASCOM - CODESAL*
21/11/2023