Até o ano de 2013, as informações das chuvas na cidade do Salvador eram fornecidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), através da estação meteorológica localizada em Ondina.

Em 2014, foram doados 15 (quinze) pluviômetros automáticos, através do projeto “Pluviômetros Automáticos” do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), sendo 10 (dez) instalados nas localidades: Alto do Peru, Águas Claras, Caminho das Árvores, CAB, Cosme de Farias, Federação, Pirajá, Rio Sena, São Caetano e Valéria e os outros 05 (cinco) foram substituir os convencionais das seguintes localidades: Cabula, Centro, Nova Esperança, Monte Serrat e São Tomé de Paripe. 

Em junho de 2016, com a criação do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil – CEMADEC, foram adquiridos 08 (oito) pluviômetros automáticos (Mirante de Periperi, Pernambués, Capelinha-Vila Picasso, Calabetão, São Marcos-Baixa de Santa Rita, Calçada, Ilha dos Frades e Ilha de Maré) e 10 (dez) kits para automatização dos pluviômetros semiautomáticos, cedidos pelo CEMADEN, instalados nas localidades de Bom Juá, Cajazeiras VII, Campinas de Pirajá, Canabrava, Mirante de Periperi, Nova Brasília, Palestina, Pituaçu, Plataforma e São Cristóvão.

Em 2017, foram cedidos pelo CEMADEN mais 05 (cinco) pluviômetros automáticos, instalados em Fazenda Coutos, Tancredo Neves, Mussuunga, Periperi e Itapuã. 

Em 2018, o INMET implementou mais 01 (uma) estação meteorológica na Base Naval de Aratu.

Em 2019, foram adquiridos pelo Codesal, 04 (quatro) pluviômetros (Castelo Branco, Liberdade, Santa Luzia, Sete de Abril), 02 (duas) estações hidrológicas (Caminho das Árvores e Retiro) e 02 (duas) estações meteorológicas (Cidade Baixa-Monte Serrat e Pituba-Parque da Cidade).

Em 2020, o CEMADEN adicionou 2 (duas) estações hidrológicas nas localidades Boca do Rio e Piatã. 

Em 2021, a Codesal automatizou 6 (seis) pluviômetros que foram instalados em Alto do Cabrito, Barbalho, Brotas, Campinas de Brotas, Chapada do Rio Vermelho e IAPI. E através do Projeto RedeGeo, o CEMADEN instalou 15 (quinze) estações geotécnicas, nas seguintes localidades: Brotas, Engenho Velho de Brotas, Lapinha, Fazenda Grande do Retiro (Calafate), Pernambués, Pirajá, Plataforma, Novo Horizonte, Cajazeiras VII e VIII, Sete de Abril, Jardim Nova Esperança, Sete de Abril, Doron e Pau da Lima. Esses equipamentos têm como objetivo monitorar o risco de deslizamentos em encostas urbanas e aprimorar os alertas de prevenção de deslizamentos.

A Figura 1, apresenta a distribuição espacializada dos equipamentos de monitoramento da cidade de Salvador. A Figura 2, resume a evolução do quantitativo desses equipamentos. 

 

Figura 1 -  Mapa de localização das Estações de Monitoramento.

 

                                                       Fonte: CEMADEN/CODESAL/INMET

 

Figura 2 - Evolução do Quantitativo de Estações de Monitoramento

                                                         Fonte: CEMADEN/CODESAL/INMET

                                                                                                       

SISTEMA DE ALERTA E ALARME

 

Estão em operação, também, 11 (onze) sirenes em 10 (dez) áreas de risco, que compõem o Sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador. Esse sistema faz parte do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que, de acordo com os protocolos definidos, permitirá alertar os moradores de áreas de risco de possíveis ameaças associadas aos deslizamentos de terra.

E mais, é corresponsável pelas mudanças de nível de monitoramento, que possuem quatro categorias (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo) e segue os protocolos predefinidos no PPDC, considerando as condições do tempo, juntamente com os acumulados de chuva registrados nas últimas 72 horas.

No ano de 2017, foram instaladas 08 (oito) sirenes em sete áreas de risco de Salvador: Alto da Terezinha - Mamede I e II (2 sirenes), Bom Juá (1 sirene), Calabetão (1 sirene), Capelinha - Vila Picasso (1 sirene), Liberdade - Pedro Ferrão (1 sirene), Lobato - Voluntários da Pátria (1 sirene) e São Marcos - Baixa de Santa Rita (1 sirene).

Em julho de 2019, a Codesal adquiriu 03 (três) novos sistemas de alerta e alarme, atendendo as localidades de: Castelo Branco – Moscou (1 sirene) , São Caetano – Baixa do Cacau (1 sirene), Sete de Abril - Bosque Real (1 sirene), perfazendo um total de 11 (onze) sirenes.

A Figura 3, apresenta a distribuição espacializada do sistema de alerta e alarme na cidade de Salvador.

 

Figura 3 - Mapa de localização do Sistema de Alerta e Alarme

  

                                                      Fonte: CEMADEN/CODESAL/INMET

 

ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS E HIDROLÓGICAS 

 

Entre os meses de abril e julho de 2019, foram instaladas 2 (duas) estações meteorológicas e 2 (duas) estações hidrológicas.

As estações meteorológicas foram instaladas em Monte Serrat e na Pituba (Parque da Cidade). Além das novas estações, são utilizadas as estações do INMET localizadas em Ondina e na Base Naval de Aratu, totalizando 4 (quatro) estações meteorológicas monitoradas. Os seus dados (velocidade e rajada do vento, umidade relativa do ar, temperaturas máxima e mínima, radiação e pressão) são utilizados para a previsão do tempo e análise climatológica.

As estações hidrológicas foram instaladas na bacia hidrográfica do rio Camarajipe, na localidade do bairro Retiro e outra no bairro Caminho das Árvores. Essas estações têm como finalidade medir o nível do rio em tempo real, permitindo acompanhar a possibilidade de alagamento em seu entorno. 

Em 2020, foram instaladas mais 2 (duas) estações hidrológicas, no bairro da Boca do Rio (Bacia Rio das Pedras/Pituaçu) e em Piatã (Bacia do Jaguaribe), pelo CEMADEN.

A Figura 4, apresenta a distribuição espacializada das estações hidrológicas e meteorológicas na cidade de Salvador.

 

 Figura 4 - Mapa de localização das Estações Hidrológicas e Meteorológicas.

 

                                                       Fonte: CEMADEN/CODESAL/INMET

 

ESTAÇÕES GEOTÉCNICAS 

 

A Rede Geotécnica de monitoramento de deslocamento, chuva e umidade do solo em encostas urbanas tem a capacidade de fornecer dados em tempo real. Os dados fornecidos pela Rede Geotécnica permitirão compreender melhor a dinâmica de movimentação das encostas (mecanismos de ruptura), bem como a quantidade de chuva acumulada e o conteúdo de umidade do solo necessários para a deflagração dos deslizamentos em cada localidade. Com base nesses estudos, pretende-se obter informações que possibilitem produzir e emitir alertas antecipados de deslizamentos com maior confiabilidade. A Figura 5, apresenta a localização das estações geotécnicas no município de de Salvador.

 

 Figura 5 - Mapa de localização das Estações Geotécnicas

 

                                                      Fonte: CEMADEN/CODESAL/INMET