Cento e vinte voluntários de cinco comunidades de Salvador receberam nesta sexta-feira (21) a certificação da Defesa Civil de Salvador (Codesal) para evitar ou minimizar os estragos feitos pela chuva na capital baiana. O evento foi realizado no prédio da Previdência do Salvador (Previs, antigo IPS), na Avenida Joana Angélica, e contou com a apresentação do coral da comunidade de Vila Tiradentes. Todos os diplomados receberam, além do certificado, o colete de voluntário e o manual do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Durante o curso, os voluntários aprenderam sobre percepção de risco e assistiram a palestras sobre a estrutura da Codesal e o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC). O objetivo da iniciativa é formar multiplicadores em Defesa Civil. As comunidades certificadas foram as do Calabetão, Vila Tiradentes (São Caetano), Irmã Dulce (Cajazeiras VII), Baixa Fria (São Marcos) e Bosque Real (Sete de Abril).

Na cerimônia, o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho, disse estar bastante satisfeito com a capacitação e destacou a importância da parceria com as comunidades soteropolitanas. “É muito gratificante saber que a comunidade está cada vez mais se comprometendo. Esse é um trabalho permanente junto às comunidades e uma atividade de fundamental importância para que consigamos evitar os acidentes. Estamos investindo em novas tecnologias, mas não podemos esquecer das capacitações, que também fazem a diferença”.

A voluntária de Vila Tiradentes, Kessie Monalisa Costa de Souza, avalia a importância da iniciativa. “Não moro em área de risco, mas tenho amigos e vizinhos que podem receber minha ajuda. Todos deveriam fazer esse treinamento, assim podemos servir, ajudar e acolher o próximo em situações delicadas como nos desastres”. O morador de São Marcos, Ednailson Luis de Jesus dos Santos, também foi capacitado e destacou que o conhecimento é o grande diferencial para salvar vidas. “Sabemos como fazer para evitar os acidentes e, caso eles aconteçam, como devemos proceder”.