Equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal), vão participar do 1º Congresso Brasileiro de Redução de Risco de Desastres que acontece em Curitiba esta semana. Colaboradores da Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas, Rita Moraes e Simone Café e do Núcleo de Tecnologia da Informação, Pablo de Almeida dos Santos, Adalgísio Alves Figueiredo e Michael Heimer – (Ufba) tiveram os artigos selecionados e embarcam para a capital do Paraná nesta terça-feira (11).

A equipe do Núcleo de tecnologia vai apresentar as novas tecnologias implantadas pelo órgão desde o final de 2015 com o objetivo de otimizar o trabalho principalmente relacionados aos desastres ocasionados por movimentação da terra. Entre as mudanças estão a digitalização das fichas de vistorias através de tabletes, agilizando, assim, a entrada dos dados no seu banco do Sistema de Gestão da Defesa Civil (SGDC), além do monitoramento das chuvas com os pluviômetros automáticos, semiautomáticos e do radar meteorológico.

Já a Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas destacou a situação crítica de quem mora nas encostas da capital baiana e trataram do trabalho preventivo que a Codesal realiza como o que acontece nas escolas de Salvador, capacitando gestores e professores sobre como evitar situações como alagamentos, deslizamentos e o que fazer caso essas situações aconteçam.

Para o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho, o trabalho que acontece na Codesal tem sido destaque em todas as esferas. “Nosso foco é a prevenção e para isso temos profissionais muito capacitados”. Conforme ele, a participação da equipe de fundamental importância. “Só temos a ganhar com eles, São profissionais competentes e dedicados e estão a cada dia se especializando e aprendendo novas técnicas para serem desenvolvidas aqui em nossa cidade”.

O Congresso – O 1º Congresso Brasileiro de Redução de Risco de Desastres: “Gestão Integrada em RRD no Brasil e o Marco de SENDAI para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030” tem como objetivo geral promover o trabalho em rede e o intercâmbio de informações e troca de experiências entre as Instituições públicas e privadas, universitárias ou institutos de pesquisa, empresas privadas e instâncias governamentais das áreas afins, entre outros, por meio de palestras, oficinas a apresentação de trabalhos científicos tendo como referência o marco de Sendai.