O uso de botijões de gás e de panelas de pressão é comum no ambiente doméstico, mas poucos sabem como utilizar corretamente este utensílios de modo a evitar acidentes. Este foi o tema da abordagem feita pelo subtenente Limoeiro, do Corpo de Bombeiros para moradores da comunidade de Manoel Bomfim, em Pau da Lima. A palestra faz parte das atividades de formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) naquela área.

Para evitar incêndios e explosões pelo mal uso dos botijões, moradores devem estar atentos a alguns cuidados de modo a garantir a segurança, entre os quais a de instalar o utensílio longe de tomadas e interruptores para onde o gás pode escoar e causar explosões. O botijão deve ficar em local ventilado e nunca dentro de armários.

O bombeiro aconselhou ainda trocar o registro a cada cinco anos e a não adquirir gás distribuído por caminhões de venda clandestina. Importante ainda é que, em caso de vazamento, não se deve ligar ou desligar interruptores elétricos e, imediatamente, abrir janelas para dispersar o gás. 

Importante observa se o regulador de pressão (registro) deve ter a inscrição NBR 8473, o prazo de validade além do lote.

A mangueira utilizada deve possuir uma "malha" transparente com tarja amarela onde aparece a inscrição NBR 8613 e o prazo de validade. Após a instalação verifique se há vazamento usando espuma de sabão. Ele recomenda ainda não aquecer o vazilhame.

Quando ao uso da panela de pressão, o bombeiro disse que deve-se limpar periodicamente com um arame a válvula com pino e evitar resfriar o recipiente, colocando-o sobre a torneira.

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui