Noções de primeiros socorros, com exercícios práticos, apresentadas por integrantes do Corpo de Bombeiros, marcaram nesta terça-feira (7), o segundo módulo do curso de formação do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE). Sediada na Escola Municipal Padre Norberto, no Jardim Lobato (Subúrbio Ferroviário), a iniciativa integra o programa de ações sociais e educativas da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

A atividade reuniu gestores, coordenadores e professores de escolas da região. "Esses encontros são divididos nos módulos em que fornecemos subsídios para que os gestores e professores possam preparar seus alunos para atuar como agentes de informação. É dessa forma que podemos ampliar a circulação dos conhecimentos sobre as nossas ações preventivas”, explica o chefe do setor de ações educativas da Codesal, Milton Nascimento.

A professora Vânia Durão aponta as ações do PDCE como uma oportunidade para que os professores possam auxiliar na disseminação de informações preventivas contra desastres naturais. "Salvador é uma cidade com muitas áreas de risco e os professores podem ser multiplicadores de medidas utilizadas para evitar acidentes", completa.

Para o coordenador regional, Flávio José Barbosa, iniciativas como o curso de formação favorecem a articulação comunitária. "Estamos tendo acesso a conhecimentos mais precisos sobre os serviços de defesa civil. É importante também percebemos a importância de articular, para uma atuação conjunta, as organizações comunitárias", diz.

No próximo módulo serão abordadas as formas utilizadas para identificar as situações de risco.  O PDCE tem como meta capacitar os profissionais de, aproximadamente, 100 escolas da rede municipal.

 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui