Voluntários comunitários da Defesa Civil de Salvador (Codesal) receberam, nesta sexta-feira (10), seus certificados de conclusão do curso em ações preventivas. Realizada no Instituto de Previdência do Salvador (IPS), situado em Nazaré, a cerimônia reuniu participantes de quatro comunidades: Pedro Ferrão, localidade que fica na fronteira entre a Liberdade e São Caetano; Rua Mamede (Alto da Terezinha); Bom Juá e Baixa de Santa Rita (Pau da Lima).

A cerimônia de entrega dos certificados, que contou com a participação do diretor da Codesal, Alvaro da Silveira Filho, e da coordenadora de Ações Preventivas e Redução de Riscos, Gabriela Morais, encerrou a primeira fase do trabalho de mobilização das comunidades, que consiste na instalação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Eles agora prosseguem com outras ações dando às comunidades maior protagonismo.

Nessa fase inicial, os técnicos da Codesal identificaram lideranças e realizaram a mobilização comunitária a partir do curso de formação com módulos sobre primeiros socorros, estrutura da Defesa Civil e percepção de riscos. Dessa forma, os participantes se tornam agentes voluntários preparados para multiplicar as informações destinadas à diminuição dos impactos em casos de desastres naturais.

“A partir de agora vocês representam a Defesa Civil em suas comunidades e tem a responsabilidade de continuar a atuação como multiplicadores das nossas ações educativas como também nos deixar sempre alertas sobre as demandas de vocês”, disse a subcoordenadora de ações sociais e educativas da Codesal, Rita Moraes, na abertura da cerimônia de certificação.

A assistente social e chefe do setor de Gestão dos Núlceos Comunitários e Voluntariado, Marizete Moitinho, destacou a importância da parceria entre a Codesal e a comunidade, que é a base dos núcleos. “Esta é a primeira fase de um trabalho conjunto e dinâmico que está fortalecendo os laços que criamos”, completou.

Animação – Antes de receber os certificados, os voluntários assistiram vídeos que contam a história da mobilização em cada uma das comunidades, inclusive com a realização dos simulados que são exercícios práticos que mostram o que fazer em casos da necessidade de abandono de uma área.

“Foi muito bom aprender sobre primeiros socorros e saber qual o comportamento que se adota em uma emergência”, disse Vanessa dos Santos, integrante do NUPDEC localizado na Baixa de Santa Rita. Para Maria Socorro de Oliveira, que participa do Nupdec de Bom Juá, participar dos cursos e realizar exercícios práticos foi uma experiência gratificante. “É bom estar envolvida na organização das atividades. Para o simulado, por exemplo, fomos de casa em casa, marcamos as que iriam participar e no dia da realização deu tudo certo”, disse.

A cerimônia contou ainda com uma apresentação musical realizada pela assistente social Nádia Rangel, que integra o setor de Gestão dos Núcleos Comunitários e Voluntariado da Codesal, acompanhada por um colaborador externo, Luiz Américo. O repertório começou com MPB, mas terminou em forró já no embalo do calendário junino.

NUPDEC inspirou criação de associação de moradores

Durante as palestras do módulo sobre percepção de risco, os integrantes do NUPDEC sediado em Pedro Ferrão (Liberdade/São Caetano) tiveram uma ideia: criar uma associação para defender os interesses da comunidade.

Fundada em abril, a Associação dos Moradores do Bairro São Domingos e Adjacências (AMBSDA) já tem uma sede, mobilizou a comunidade para uma ação com exames para medir glicemia e até um mutirão de combate a catarata que atendeu 80 pessoas.

“A partir dos cursos realizados na ação da Codesal começamos a perceber que poderíamos fazer muita coisa. Só dependia da nossa organização”, afirma Adélia Bacelar, presidente da AMBSDA e integrante do NUPDEC local.

De acordo com Hilton Cardim, que integra o conselho fiscal da associação, a comunidade ganhou uma nova dinâmica a partir da mobilização iniciada com as ações preventivas da Codesal. “Nós percebemos que poderíamos ir ainda mais longe na defesa do que interessa a todos os moradores”, completa.