Salvador já conta com o funcionamento de um dos mais modernos sistemas de monitoramento e acompanhamento das condições do tempo e alerta das situações que podem causar risco à população no período chuvoso. O Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec), que funciona na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), foi lançado nesta quinta-feira (9) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), Paulo Fontana; do diretor-geral da Codesal, Álvaro Silveira Filho; de técnicos operacionais, demais gestores, autoridades e imprensa. Somente para a instalação do Cemaden, foram investidos cerca de R$4,5 milhões.

O prefeito ACM Neto destacou a importância do investimento na Defesa Civil que vem sendo feito desde o ano passado pela administração municipal, desde a modernização do órgão, passando pela instalação do sistema de acompanhamento das chuvas, de monitoramento das áreas de maior risco e, sobretudo, de alerta e alarme. “A partir de agora, quando houver uma situação de acúmulo de chuvas que coloque em risco uma dessas áreas, imediatamente as sirenes serão acionadas e as pessoas saberão que será necessário sair do imóvel, ir até uma área preparada pela Prefeitura e, com isso, garantindo que possa diminuir os riscos de vida das pessoas no período de chuva. Graças a Deus ainda não tivemos período de chuva este ano, mas se houver uma situação mais grave, a cidade estará muito mais preparada a esse episódio”, pontuou.

De acordo com Silveira Filho, o Cemadec já monitora quatro das sete principais áreas de risco das cidades, localizadas nas comunidades do Marotinho (Bom Juá), Baixa de Santa Rita (São Marcos), Pedro Ferrão (Baixa do Fiscal) e Mamede (Alto do Peru), onde foram instaladas sirenes de alerta e alarme. “O sistema também monitora os cerca de 20 pluviômetros automáticos instalados em áreas de risco da cidade. São áreas que foram detectadas como de alto risco e que a Defesa Civil, através dos técnicos, definiram a poligonal onde seria necessária a aplicação desse sistema”, avaliou.

Funcionamento - O Cemadec funciona em duas salas na Codesal, sendo uma delas localizada no térreo e composta por nove estações com três monitores de computador cada e um vídeo wall (painel), onde os meteorologistas e geólogos podem monitorar e fazer previsão de riscos e desastres naturais como chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos de terra. A segunda sala, localizada no segundo pavimento, conta com mais uma estação e um vídeo wall, além de mesa de reuniões para discussão e tomada rápida de decisões em situações de emergência.

Para auxiliar no monitoramento das chuvas na cidade, foram implantados 100 prismas de identificação de movimentação de massa. Dezenove pluviômetros já foram instalados – sendo 15 da Cemaden e quatro da Codesal – e outros 20 devem ser implantados em outras áreas até o fim deste ano. Além disso, os agentes da Codesal contarão com tablets para envio de informações diretamente do local da ocorrência. Todos os equipamentos estão interligados ao Cemadec.

A estrutura faz parte das ações do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), implantado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que presta assessoria à Codesal na modernização do órgão, iniciada no segundo semestre do ano passado. Além do acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, o Cemadec também acompanhará de forma integral os índices pluviométricos do Sistema de Alerta e Alarme e do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), que permitirá perceber antecipadamente os riscos de deslizamento de terra e alagamento de área, como realizar mudança de nível de monitoramento em quatro categorias (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo), a partir das condições do tempo, juntamente com os acumulados de chuva nas últimas 72 horas – o nível de segurança é de até 80mm nesse período.

As informações sobre riscos de desastres naturais serão sistematizadas, com o intuito de subsidiar ações de prevenção e antecipação de alertas aos moradores. Além disso, serão disseminados avisos por meio de mensagens (SMS) de alerta para a população, especialmente para as que residem em áreas de risco. Os técnicos no Cemadec acompanharão a emissão de alarme (acionamento das sirenes) e seus impactos nas áreas de risco, além de monitorar, através de mapas georeferenciados por Prefeitura-Bairro, a movimentação de massa (CPRM), as solicitações e as vistorias. Todas as informações serão compartilhadas com as instituições e entidades públicas e privadas participantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.