Uma geomanta aplicada pela Prefeitura na comunidade do Brongo, no IAPI, sofreu depredação de um morador que cortou o material para realizar construção junto à encosta. A situação foi flagrada durante vistoria da obra, realizada na manhã desta quarta-feira (20), e que contou com as presenças de representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil (Sindec), Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), Defesa Civil de Salvador (Codesal), Ouvidoria Geral do Município (OGM) e Assistência Militar.

De acordo com o titular da Sindec, Paulo Fontana, foram retirados 10m² da geomanta, além de ter sido realizada escavação na encosta. A Sucom interditou a obra particular e notificou o morador. O prejuízo estimado é de R$3 mil e a situação foi denunciada à 2ª Delegacia (Liberdade). A empresa responsável pela aplicação do material deverá fazer os devidos reparos.

As obras de aplicação da geomanta na comunidade do Brongo foram iniciadas em maio deste ano quando, na mesma ocasião, o prefeito ACM Neto entregou a nova quadra da Vila Antonio Balbino. Na localidade, foram utilizados 1.000m² de geomanta, equipamento que promove a impermeabilização do solo, evitando deslizamentos dos terrenos e garantindo a segurança da população. Instalações do material em localidades como o Marotinho, Chapada do Rio Vermelho e Barris já apresentam bom desempenho, de acordo com avaliação da secretaria.