A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está realizando a primeira capacitação de voluntários do órgão. Inicialmente 10 profissionais das mais variadas áreas e que fizeram inscrição no site da instituição estão recebendo o treinamento, o que também vai acontecer com os outros inscritos. O objetivo da iniciativa é mostrar o funcionamento com as descrições das atividades de cada um.

Nesta quinta-feira eles foram apresentados a todos os setores do órgão. Durante toda a manhã os chefes de setores apresentaram as suas demandas e ações e os voluntários puderam tirar todas as dúvidas e entender um pouco sobre como funciona não apenas a Codesal, mas todos os órgãos do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC).

“Eu imaginava que era apenas o trabalho em campo, mas aqui estou percebendo que como funciona todo o trabalho da Codesal, que é muito além daquela atividade que vemos na rua. Tudo aqui é muito bem planejado, com base e foco”, afirma o voluntário e gestor ambiental Robson Lima.

Relações interpessoais – No inicio da semana, os voluntários assistiram uma palestra sobre relações interpessoais, ministrada pela psicóloga Larissa Lima. Puderam aprender um pouco mais sobre os relacionamentos profissionais dentro da instituição e nas ações em campo.

Foram tratados temas como identidade, alteridade, empatia, preconceito e discriminação. Todos os envolvidos participara, das discussões, o que deixou a apresentação muito mais dinâmica e participativa.

Próximos módulos – O treinamento está acontecendo em módulos e vai acontecer até meados de agosto. A partir do próximo dia 2 os envolvidos vão entender com mais detalhes o funcionamento de cada setor, quando passarão uma manhã com cada chefia e funcionários. Na ocasião vão poder entender e de certa forma participar de toda a dinâmica.