Nesta quinta-feira (7) é celebrado o Dia do Voluntário Social, data que homenageia pessoas que dedicam parte de seu tempo a atividades de bem estar social sem receber remuneração em troca. É através dos voluntários que muitas ações da Defesa Civil de Salvador (Codesal) acontecem. Quanto mais pessoas participam do voluntariado, maior é o número de ações realizadas para prevenção das situações que coloquem em risco a vida dos cidadãos.

Um dos programas mais importantes promovidos por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão é de formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), que contam com a participação voluntária de moradores de áreas de risco. Outra ação importante são os Simulados de Preparação para Desastres, nos quais funcionários da Codesal participam voluntariamente.

O Nupdec já gerou frutos na comunidade de Pedro Ferrão, na Baixa do Fiscal. Zanon Araújo é um dos voluntários formados pelo núcleo e já atua na formação de uma nova associação de moradores. Ele conta que a principal motivação para participar do Nudpec foi ajudar a prevenir desastres na localidade onde mora e em outros locais de risco. “Estamos buscando com a Codesal mais especializações, para estarmos cada vez mais atuantes na prevenção de desastres”, afirma. Zanon participa das atividades da Defesa Civil não apenas em Pedro Ferrão, mas também em outros locais, a exemplo dos simulados e atividades em áreas de risco.

Programa - Este ano, a Codesal lançou o Programa de Voluntariado, com o objetivo de capacitar cidadãos para atuar em duas frentes: prevenção de riscos, com ações de mobilização, atividades educativas e vistorias técnicas; e resposta a desastres, com atendimento em emergências e elaboração de pareceres técnicos. Até o momento, 250 cidadãos se inscreveram para colaborar com as ações. Uma das participantes, Mariana Paroli é bióloga e está iniciando o curso de pedagogia. Ela relata que uniu o tempo livre e a vontade de ser voluntária quando se inscreveu no programa da Codesal.

“Acredito muito no trabalho voluntário. Minha expectativa é, além de somar nas ações de defesa civil, aprender o que as comunidades e a equipe da Codesal têm para ensinar”, conta. Mariana ainda ressalta que é interessante acompanhar o crescimento do órgão em Salvador. “Espero auxiliar ainda mais nesse fortalecimento”, completa.

Estagiária do órgão, Edna Matos é estudante de Urbanismo na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), mas a trajetória começou com o voluntariado. “Queria ter uma experiência na minha área profissional, então fui até a Codesal, que é perto da minha casa, e procurei saber se havia algum programa de voluntários”, conta. Depois de participar de um curso de capacitação, surgiu uma vaga de estágio e ela foi chamada.

Para se inscrever no programa de voluntariado, basta acessar o site da Codesal e preencher o formulário em codesal.salvador.ba.gov.br/voluntario/cadastro.php, ou presencialmente, na sede do órgão.