A Defesa Civil de Salvador (Codesal), já concluiu a instalação dos primeiros equipamentos do Sistema de Alerta e Alarme. As comunidades a receberem o equipamento inicialmente são Marotinho em Bom Juá, Baixa de Santa Rita em São Marcos, Rua Mamede no Alto da Terezinha, Rua Coronel Pedro Ferrão na Baixa do Fiscal. Cada ponto tem ainda um pluviômetro automático.

“O sistema faz parte das ações da ova Codesal e contempla o melhor e mais atual em tecnologia e vai possibilitar agirmos preventivamente de forma mais rápida”, assegura o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho. De acordo com ele, esse é um projeto piloto. “Essas são as áreas iniciais, mas o nosso objetivo é que toda a cidade seja contemplada com o sistema e os pluviômetros automáticos”.

Segundo o subcoordenador de monitoramento do clima e sistemas de alerta, Ricardo Rodrigues, a iniciativa tem como objetivo melhorar o monitoramento das áreas de risco com mais detalhes. Temos não apenas as sirenes que vão dar o alerta do risco, mas temos os pluviômetros onde podemos acompanhar a chuva em tempo real, o que para nós é um avanço grande e quem tem a ganhar com isso é a população”.

As instalações foram feitas por uma empresa terceirizada e acompanhada pela equipe da Codesal – meteorologista Giuliano Nascimento, além de representantes da empresa que vai fazer a manutenção do equipamento.