Será lançado na próxima quarta-feira (02), às 8h30, na Prefeitura-Bairro do Subúrbio/Ilhas, em Paripe, o Programa de Formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). Idealizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), o projeto tem por objetivo informar e capacitar a população para contribuir com a redução das ocorrências de desastres. O programa segue os parâmetros da Política Nacional de Práticas e Defesa Civil, desenvolvido pelo Ministério da Integração.

No lançamento, os cidadãos serão convocados a integrar grupos para disseminação de conteúdos informativos. No cronograma dos encontros serão abordadas experiências relacionadas à cidadania, organização comunitária, voluntariado, análise e percepção de riscos locais, táticas de primeiros socorros e educação ambiental.

De acordo com o gestor da Codesal, Álvaro Silveira Filho, a promoção destes grupos faz parte da reestruturação do órgão, que visa  a integração da Prefeitura com as comunidades residentes de áreas de risco, orientando quanto às medidas de prevenção. “Esta primeira fase é de sensibilização das lideranças comunitárias, visando a aproximação com a população nos bairros. A nossa intenção é aproximar as nossas ações da população, levando os conhecimentos necessários dos riscos e mostrando ao cidadão a melhor forma de dar a sua contribuição".

01 de Dezembro de 2015