A engenheira agronoma da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Lucineide Teixeira, foi nomeada coordenadora estadual para a Bahia da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), para gestão que se inicia em janeiro de 2024. A indicação veio da nova presidente da SBAU, a professora Ana Lícia Patriota Feliciano Marangon, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A escolha ocorreu durante a realização do XXV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) e do IV CIAU: Congresso Iberoamericano de Arborização Urbana, que ocorrem em Maringa (PA), entre 15 a 23 de setembro, considerados os maiores eventos de arborização do Brasil e da América Latina.

"Tivemos a eleição da nova gestão e a Presidenta eleita me nomeou Coordenadora Estadual", explica a engenheira, destacando "que faremos em 2024 o Encontro Nordestino de Arborização Urbana em Salvador e que terá a participação da Codesal".

Segundo ela, entre as atribuições da coordenação estão "levar o nome da sociedade para difundir no estado e dessa forma incentivar a arborização urbana de forma planejada e o manejo correto, utilizando processos de educação ambiental para atrair mais sócios".

Sobre o encontro em Salvador, ela adiantou que a primeira reunião para formatar a comissão organizadora do evento ocorreu durante o congresso em Maringa. "Salvador tem relevo característico e a ideia é discutir a arborização em relevos ondulados e as árvores de risco em áreas de habitação precarias".

Conscientização pública

Ambos os congressos visam fortalecer a pesquisa, ciência, tecnologia, profissionalização da área e conscientização pública. Realizado pela SBAU - Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, o evento possui destaque internacional, com chancela da maior sociedade de arboricultura do planeta, a ISA - International Society of Arboriculture, com sede em Atlanta, Estados Unidos. O próximo evento será realizado em 2024, na cidade de Belém, no Pará. A SBAU, com sede em Curitiba, atua há 30 anos.

Segundo os organizadores, além da melhoria na paisagem do ambiente, a presença de árvores também implica na regulação da temperatura, ao oferecer conforto térmico, reduz o impacto e a irradiação solar, controla a umidade e combate a poluição do ar.

ASCOM - CODESAL
22/09/2023