A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, hoje (07/06), no auditório da Codesal, a culminância do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) na Escola Municipal Luiz Anselmo, no bairro de mesmo nome. O projeto tem como meta formar a comunidade escolar, por meio de ações educativas e participativas em defesa civil, para contribuir na redução de riscos, e contou com a participação de 26 alunos.

Ao falar sobre o projeto, a chefe do Setor de Ações Educativas, Rafaela Oliveira, afirmou que “o PDCE é uma ferramenta de transformação na qual a criança é o principal foco e multiplicadora da cultura de Defesa Civil”.

Segundo ela, entre as mudanças da metodologia, se acrescentou a adesão pela escola ao projeto por meio do preenchimento de questionário pelo Google Forms e a inclusão quesito raça cor na lista de presença.

“A escola, assim, abraça de fato as atividades, como uma forma de apresentar aos seus alunos a conscientização ambiental, de que alguns deles também moram em áreas de risco e que devem zelar por suas comunidades para que possam, assim, evitar acidentes”, enfatizou.

O PDCE foi apresentado em cinco encontros; sendo o primeiro para apresentar o projeto e mais quatro módulos divididos em temas relativos à defesa civil, percepção de risco, meio ambiente, questões climáticas, entre outros.

Na oportunidade, foi realizado um trabalho, conduzido pela estagiária da Codesal e estudante do curso de Assistência Social, Milena Oliveira, sobre a questão de raça e cor a partir do continente africano.

Entre as atividades da culminância, os alunos fizeram um visita ao Centro de Alerta e Monitoramento da Defesa Civil de Salvador(Cemadec) quando conheceram o funcinamento da unidade de previsão de risco climático e alerta junto às comunidades.

ASCOM - CODESAL
07/06/2023