O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, participou, hoje (01/06), de painel online promovido pelos Laboratórios de Aprendizagem da MCR2023 (MCR2030 Labs) que teve como tema "Além das remoções: políticas de resiliência a desastres e desenvolvimento integrado dos territórios periféricos".

Sosthenes Macêdo falou sobre o tema "Ações de preparação e sistemas de alerta em Salvador". Segundo ele, "os MCR2030 Labs visam promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências sobre resiliência a desastres entre as cidades das Américas e Caribe e a Defesa Civil de Salvador tem muito a repartir sobre suas ações preventivas e que têm evitado a perda de vidas nos períodos mais chuvosos na capital baiana", disse.

A quinta edição do evento tem como proposta investigar o papel das políticas de resiliência no desenvolvimento de territórios urbanos periféricos, expostos a risco e se caracterizando por condições urbanísticas e sócioecômicos precarias queagravam a vulnerabilidade a desastres.

Além do diretor-geral da Codesal, atuaram como painelelistas convidados o diretor de Mitigação e Prevenção de Risco, da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Rodolfo Moura, a vice-prefeita de Recife, Isabellla de Roldão e a vice-prefeita de Francisco da Rocha (SP), Lorena Oliveira.

O Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030 - MCR2030) é uma iniciativa única entre os atores comprometidos no alcance da resiliência local por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências entre cidades, do estabelecimento de redes de aprendizagem mútua, da articulação entre várias camadas de governo e da construção de parcerias.

ASCOM - CODESAL
01/06/2023