Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram de apresentação em que foram detalhados aspectos operacionais do órgão e, em particular, do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) como parte dos esforços do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura de Salvador na solicitação de apoio para engajamento municipal para o avanço da parceria entre a capital baiana e a agência americana de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).


Pela Codesal, participaram da apresentação, realizada por vídeoconferência, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, o meteorologista Laurízio Alves e o analista de geoprocessamento, Pablo Almeida, além do cientista Augusto Getirana, ponto focal da Nasa para dar seguimento ao diálogo e fornecer orientações para a realização da colaboração com Salvador.


Em sua apresentação, Gabriela Morais falou sobre o histórico de acidentes ocorridos em Salvador nas últimas décadas, cidade de topografia acidentada, marcada por encostas onde se concentram as principais ocorrências devido ao expressivo contingente populacional que habita seus taludes. Em acréscimo, falou sobre os avanços introduzidos na Codesal, a partir de 2016, que passou a enfatizar ações preventivas e educativas, aliadas ao uso de recursos tecnológicos para prevenir riscos.


O meteorologista Laurízio Alves apresentou detalhes de funcionamento do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), unidade voltada à análise climática e de antecipação preventiva de riscos em instantes de expressivos volumes de chuvas. O analista de geoprocessamento Pablo Almeida falou sobre o Sistema de Informação e Gestão de Risco (SIGR), um dos pilares de atuação da Defesa Civil de Salvador após a reestruturação.


Atuando como cientista no NASA Goddard Space Flight Center e University of Maryland, o representante da Nasa demonstrou grande interesse pela base de dados e a estrutura do Cemadec, fazendo várias perguntas aos técnicos da Codesal relativos a processo operacionais do Cemadec, a exemplo do uso de dados gerados pelo pluviômetros, mostrando-se surpreso ao saber que os meteorologistas da Defesa Civil de Salvador usam modelos próprios para a previsão de ocorrência de chuvas na capital baiana.

ASCOM - CODESAL
06/06/2023