A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoveu, nesta sexta-feira (02/06), a capacitação de 34 novos voluntários para atuarem em ações de prevenção e situações de emergência. Esse grupo fez a inscrição pelo site http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/programas/8-menu-principal/684-programa-seja-voluntario.

O Programa de Voluntariado integra o Mobiliza Defesa Civil, projeto da Codesal destinado à capacitação de voluntários recrutados em comunidades, igrejas, associações e demais organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura. “Quanto mais cidadãos capacitamos, mais pessoas com o olhar atento para prevenir desastres estarão atuando em Salvador”, afirmou a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal Fabiana Santana.

A formação, que é gratuita e certificada, se divide em quatro módulos. O primeiro trata da Defesa Civil Institucional, momento em que os participantes conhecem os serviços prestados pela Codesal, como as vistorias, o centro de monitoramento das áreas de risco e o sistema de alerta e alarme.

O segundo módulo é o de Primeiros Socorros ensina o procedimento da primeira assistência de saúde a vítimas de ocorências. Em seguida, é a vez do módulo de Mudanças Climáticas, conduzido por uma engenheira ambiental da Codesal, que instrui os voluntários sobre a importância do engajamento em práticas ambientalmente sustentáveis, como reflorestamento, reciclagem e utilização de transportes coletivos, a fim de minimizar os efeitos do aquecimento global.

Por fim, o módulo de Percepção de Risco habilita os alunos a analisarem os sinais ambientais visíveis na comunidade. Um dentre outros exemplos da formação é a capacitação em análises de rachaduras em imóveis e marcas de riscos geológicos que justifiquem o acionamento da Codesal, por meio do Disque 199, quando constatada a iminência de um desastre.

ASCOM - CODESAL
02/06/2023