Moradores da comunidade de Mangabeira (Cajazeiras VIII) participaram de simulado de evacuação, realizado neste sábado, 18/03, pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Os simulados visam garantir a proteção civil da população que vive em áreas de encostas, passíveis de deslizamentos de terra ou desabamentos, em intantes de fortes chuvas. Ao todo, 80 moradores compareceram do treino.

No decorrer da simulação, que se iniciou às 9h, com o disparo do Sistema de Alerta e Alarme, os moradores, previamente mobilizados por equipes da Codesal, foram orientados a deixarem suas casas e dirigir-se pelas rotas de fuga ao abrigo provisórios, instalado na Escola Municipal Professor Ricardo Pereira.

"Essas ações são o desdobramento do trabalho preventivo que a Codesal vem realizando, com o apoio do prefeito Bruno Reis, e da vice-prefeita Ana Paula Matos, nessas comunidades. Nosso objetivo é mostrar à população como se comportar em um episódio de risco, seja de alagamento ou deslizamento de terra”, explica o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Presente ao simulado, a secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Morais, destacou a parceria entre a Secis e a Codesal para para resgate de animais em área de risco.

“Nosso objetivo é que os animais errantes, com tutores e os semi domiciliados, que vivem em área de risco, também sejam beneficiados na Operação Chuva com ações de resgate e acolhimento, assim como já é feito com os moradores dessas localidades”, explicou Marcelle.

O subprefeito Alessandro Bastos, da Prefeitura-Bairro Cajazeiras, parabenizou os participantes pelo mobilização, afirmando que "a Prefeitura-Bairro está sempre presente na comunidade para atuar. É importante a participação de vocês voluntários nesses simulados e aqui no bairro para ajudar as pessoas".

Além da equipa da Codesal, o simulado contou com a participação da secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Morais, das servidoras Michelle Holanda e Tarsila Campos, do subprefeito Alessandro Bastos, da Prefeitura-Bairro Cajazeiras, do vereador Kiki Bispo, de Eurides Silva Larissa Lima, Gilmacia Ingrid Rodrigues, Scarlethe Pedreira, Elaine dos Santos, Cintia Santos, Tais Lacerda, Raissa Santigo, servidoras da Secretaria de Combate à Pobreza e Promoção Social (Sempre), do coordenador Renato Santana, de Marcia Conceição e Bruno Lima, pelo SAMU, representando Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Dinsjani Pereira, Anne Maciel e Gerson Reis, além da secretária Alexandra Gualberto e Robson Gomes da Escola Municipal Professor Ricardo Pereira.

Como parte dos preparativos para Operação Chuva 2023, já foram realizados, este ano, simulados em Vila Picasso (Capelinha de S. Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato), Baixa do Cacau (S. Caetano), Moscou I e II (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril), Creche, em Castelo Branco, Irmã Dulce, Cajazeiras VII e Mangueira/ Olaria, Sete de Abril.

ASCOM - CODESAL
18/03/2023