Técnicos da prefeitura do município de Amargosa participaram de capacitação promovida pela Defesa Civil de Salvador, ao longo desta quarta-feira (15/03), quando conheceram as atividades da Codesal e, em particular, as ações preventivas relacionadas às áreas de risco, principalmente no período chuvoso.

O objetivo do treinamento foi partilhar a experiência acumulada pela Codesal, desde a reformulação em 2016, que a transformou em referência nacional, seguindo a proposta do escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNDRR) que certificou Salvador como Hub de Resiliência do Construindo Cidades Resilientes (MCR2030).

"Com a digital das Nações Unidas, que reconheceu Salvador como Hub de Resiliência, reforçamos nosso compromisso de compartilhamento de conhecimentos e experiências acumuladas pela Codesal, estabelecendo uma rede de aprendizagem e de construção de parcerias, como estamos fazendo agora com o município de Amargosa", afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, ao abrir o evento.

"Nosso principal propósito na Codesal é atuar preventivamente para evitar perdas de vidas, como as fatalidades ocorridas em vários municípios brasileiros, motivados pelos eventos climáticos extremos. Isso exige aporte tecnológico, equipe técnica multidisciplinar, programas educativos e ações comunitárias, além de investimentos do município, o que tem sido feito pela Prefeitura de Salvador, a partir da gestão de ACM Neto, continuada pelo prefeito Bruno Reis. Os efeitos positivos dessas ações fizeram da Codesal uma referência em todo o país", acrescentou Sosthenes Macêdo.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, o chefe do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura de Salvador, João Victor Queiroz, desejou aos participantes o aproveitamento da "oportunidade de interagir com o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Salvador".

Cemadec

A capacitação teve início com a apresentação da coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, que apresentou as estratégias adotadas pelo órgão buscando mitigar o risco e criar nas comunidades, por meio de programas educativos, uma cultura de defesa civil e percepção de riscos.

Neste sentido, a subcoordenadora de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas, Nicoly Lima, falou sobre a atuação do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) que busca, pelo uso de ferramentas tecnológicas de análise climática, antecipar o risco e preservar vidas. Os advogados Daniel Gallo e Carlos Daniel Costa, por sua vez, falaram sobre aspectos juridicos da criação e reformulação de defesas civis municipais.

No período da tarde, a equipe da prefeitura de Amargosa conheceu a sala onde funciona o Cemadec e visitaram uma área de encosta com aplicação de geomanta, quando o subcoordenador de Atendimento Emergencial, o engenheiro da Codesal, Esmeraldo Tranquilino, explicou os detalhes técnicos da tecnologia.

Segundo a assistente social da Prefeitura de Amargosa, Silvana Melo, após tratativas entre o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, e o secretário de Obras, Nadson Borges, tomou-se a iniciativa de reunir uma equipe de assistentes sociais, de engenheiros, da Saúde, Educação e Obras "com o objetivo de buscar soluções e a Codesal, com sua trajetória de inovações, tem muito a oferecer".

Já o coordenador de Defesa Civil de Amargosa, Sidnei Simas dos Santos, disse que o município enfrenta dificuldades com a ocupação de encostas e alagamentos e definiu que a capacitação "servirá de modelo para a implementação das ações do órgão".


ASCOM – CODESAL
15/03/2023