A comunidade de Mangueira/ Olaria, localizada no bairro de Sete de Abril, participou de simulado de evacuação para áreas de risco, na manhã deste sábado (11/03), como preparativo para a Operação Chuva 2023. Realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a atividade teve início, às 9h, no instante em que foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Na ocasião, os moradores seguiram por rotas de fuga até a Escola Municipal Afrânio Peixoto, onde foi implantado o centro de acolhimento da operação.

Por meio de testes para retirada rápida de moradores de suas casas, a operação visa a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas onde é grande o risco de acidentes relacionados ao mau tempo, a exemplo daqueles causados por desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra.

Uma das inovações da Operação deste ano é a intensificação da participação da Secretaria Municipal de Saúde. Presente ao treinamento, a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, destacou que a Operação envolve um conjunto de obras e medidas voltadas a ações preventivas, reunindo diversos órgãos da administração municipal.

"Acredito que ao nos prepararmos antecipadamente, seguiremos logrando êxito com as ações de cuidado com a vida. Por isso definimos que, neste ano, a participação da Saúde será ainda mais consistente: reforçaremos a vacinação dos técnicos envolvidos e dos moradores das comunidades geralmente mais afetadas, intensificaremos também as atividades de combate às arboviroses e leptospirose, capacitaremos equipes e as colocaremos de prontidão em todo período”, destacou a gestora.

Outra novidade a ser agregada à Operação Chuva é a proteção animal. Segundo a diretora de Bem-Estar e Promoção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Michelle Holanda, a Secis dará suporte as ações de proteção animal nos instantes de evacuação de áreas de risco.

"A proteção será oferecida aos animais domiciliados que, juntamente com seus tutores, vão para área de acolhimento em escola municipal. No local, os animais receberão a ração. Da mesma forma, os animais errantes serão retirados de locais perigosos, gerado um protocolo de captura, para em seguida ser procedida a esterilização (castração), acompanhamento do pós-operatório, oferta de ração e, no momento da retomada da segurança, retornam aos seus locais, sendo acompanhados", explica.

Segundo o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, os simulados já realizados como preparativo para a Operação Chuva 2023 tem contado com a participação proativa das comunidades: “Ao findar as atividades saímos com a sensação de dever cumprido e a certeza de que essas pessoas serão multiplicadoras de conhecimento e vão atuar preventivamente caso necessário”.

Além de profissionais da Defesa Civil de Salvador, participaram pela Secretaria Municipal de Saúde, a secretária Ana Paula Matos, a subcoordenadora Doiane Lemos, a diretora de Vigilância e Saúde, Andrea Salvador, Renato Santana, coordenador do Samu, e a jornalista Lelia Dourado, da Ascom; pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), a diretora de Bem-Estar e Promoção Animal, Michelle Holanda e Ramon Mota; pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPRE), o subsecretário Denio Primo, e as servidoras Eliana Suzart, Sueyde Bastos, Mércia Nascimento, Tânia Souza, Renata Pádua, Manuela Carvalho, Vanessa Farias e Nelicalda Costa; pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), o diretor Euvaldo Jorge, além de Juliana Pessoa e Cristiane Silveira; a gestora da Escola Municipal Afrânio Peixoto, Rilza Chaves,  Marisa Quadros, Mônica Silva e Antônio Raimundo Santos.

Como parte dos preparativos para Operação Chuva 2023, já foram realizados, este ano, simulados em Vila Picasso (Capelinha de S. Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato), Baixa do Cacau (S. Caetano), Moscou I e II (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril), Creche, em Castelo Branco, e Irmã Dulce, Cajazeiras VII.

*ASCOM - CODESAL*

11/03/2023