A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, neste sábado (11/02), mais um simulado de evacuação, atividade preparatória à Operação Chuva 2023, na comunidade Creche, em Castelo Branco.

O objetivo do treino foi avaliar, em tempo real, o processo em que os moradores da área, considerada de risco, deixam suas casas e se dirigem ao um centro de acolhimento previamente estabelecido em uma escola do município.

A atividade teve início às 9h com o acionamento da sirene do sistema de alerta e alarme, quando equipes da Codesal passaram a mobilizar os moradores a participarem do treinamento e se dirigirem ao centro de acolhimento.

“A participação proativa das comunidades nos simulados de evacuação de área é essencial ao objetivo de treinar os cidadãos para que saibam o que fazer no caso de acidentes e para que consigamos evitar e minimizar os efeitos da chuva em nossa cidade”, ressalta o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Já na Escola Municipal Esperança de Viver, a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, fez uma apresentação para a comunidade, abordando sobre aspectos da poligonal de risco em Creche, e a necessidade de os moradores participarem dos simulados. No final, a professora Carol, tocando violão, cantou uma música para os presentes.

“Promover simulados tem importância significativa para a mitigação de risco, pois o objetivo da Codesal é consolidar ações preventivas na cidade, preparar e conscientizar os moradores sobre formas de se evitar os acidentes, buscando preservar o bem maior, a vida”, disse a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana.

Salvar vidas

Além da equipe da Codesal, a atividade contou com a participação do secretário Thiago Dantas, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed), do diretor de Promoção Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Marcilío Bastos, do diretor da Infância e Juventude da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Euvaldo Jorge Jr., do chefe da Divisão de Prevenção da Defesa Civil de Curitiba, Cristiano Ferreira Gozdecki, gestores das Gerência Regionais de Educação (GREs), seis voluntários e a colaboração da diretora da Escola Municipal Esperança de Viver, Fabiana Carla Torres, entre outros.

O secretário Municipal de Educação, Thiago Dantas, destaca a importância do trabalho desenvolvido nos simulados: “Muito importante essa ação integrada dos diversos órgãos municipais, Codesal, SMED, SEMPRE, SPMJ. Essas ações de simulado são fundamentais para a conscientização da comunidade sobre a importância das medidas de prevenção e de resposta em caso de perigo à integridade das pessoas. O objetivo é um só: salvar vidas”

"A SPMJ, através da nossa diretoria de Infância e Juventude, vem para dar todo suporte às crianças enquanto seus pais participam da preparação para atuar em uma situação de emergência ocasionada por deslizamentos e alagamentos nos períodos de chuva. Brincadeiras, atividades lúdicas e distribuição de lanches, são algumas das nossas ações", explica o diretor da Infância e Juventude da SPMJ, Euvaldo Jorge Jr.

Segundo o diretor de Promoção Social da Sempre, Marcilío Bastos, "todo este trabalho esta integrado com a visão da gestão municipal e a Sempre está sempre presente junto dos que mais precisam, mas especificamente oferecendo os serviços e atividades que são desenvolvidos em diversos momentos nesse processo de acolhimento que se soma ao exercício de evitar desastres da Codesal, uma referência em todo o Brasil",

O chefe da Divisão de Prevenção da Defesa Civil de Curitiba, Cristiano Ferreira Gozdecki, que veio a Salvador conhecer o funcionamento da Codesal, acompanhou a realização do simulado: "importante para nós vivenciarmos a experiência da Defesa Civil de Salvador nessa atividade", disse.

Como parte dos preparativos para Operação Chuva 2023, já foram realizados este ano simulados em Vila Picasso (Capelinha de S. Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato), Baixa do Cacau (S. Caetano), Moscou I e II (Castelo Branco) e Bosque Real (Sete de Abril).

ASCOM - CODESAL
11/02/2023