A Defesa Civil de Salvador (Codesal) reuniu, nesta terça-feira (20/12), no auditório do órgão, o Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais, instituído pelo decreto nº 29.187/2017 que criou o regimento da Codesal, para elencar as atividades realizadas ao longo de 2022 e destacar a importância da atuação rápida e sincronizada do grupo para a eficácia das ações.

Segundo o regimento, o comitê tem como função articular e desenvolver ações para a atuação efetiva dos órgãos competentes, quando da necessidade de resposta frente a situações de emergência, a exemplo das ocasionadas em períodos chuvosos, principalmente no desenrolar da Operação Chuva.

Ao abrir a reunião, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que "a filosofia que une o comitê é uma só: salvar vidas", acentuando que a participação colaborativa e imediata de todos os membros foram fundamentais para o funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que nos últimos dois anos não registrou vítimas fatais durante a Operação, que tem a coordenação executiva da Codesal”.

Investimentos

Sosthenes Macêdo ressaltou que as alterações feitas na estrutura organizacional da Codesal, a partir de 2016, permitiram avanços na atuação do órgão. Ao enumerar as ações preventivas, o diretor da Codesal citou o mapeamento de áreas de risco, as atividades educativas dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) nas comunidades, os Nupdecs Mirins, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e os simulados de evacuação de área como imprescindíveis para a mitigação do risco em áreas de encostas.

"A Prefeitura de Salvador, entre as gestões dos prefeitos ACM Neto e Bruno Reis, investiu na criação do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) que conta com moderna rede de monitoramento apta a alertar e prevenir ocorências motivadas pelas chuvas, minimizar o risco climatológico, além da aplicação de 261 geomantas, levando segurança e tranquilidade a 13.600 famílias que habitam em áreas de risco da capital", destacou Sosthenes Macêdo.

Atuação em rede

Ao falar sobre o papel do Comitê, Sandra Fonseca, da Coelba, ressaltou que "o trabalho feito de forma conjunta faz a diferença". Marcílio Bastos, da Seman, agradeceu o apoio dos integrantes do grupo, avaliando que "as tarefas têm sido feitas de forma orquestrada". O major PM Leandro Drumond considerou que "a atuação em rede assegura a excelência da gestão". O coordenador de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior, afirmou que "a reunião revelou que "o sistema funciona de forma eficaz". Everaldo Júnior, da Sedur, acentuou que a trajetória da Defesa Civil se traduz em "uma engenharia do campo social e comprometida com a vida".

Participam da reunião, além do diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o coordenador de Contingência, Francisco Costa Júnior, Antonio Dantas (BahiaGás), Major BM Jamile Perrone, Débora Oliveira (Casa Civil), Major PM Leandro Drumont de Burgos, Osvaldo Bastos Neto (Samu), Everaldo Costa Júnior (Sedur), Marcílio Bastos (Seman), Kailane Dantas (Salvamar), Claudia Cavalcanti e Eliana Suzart, pela Sempre, Sandra Fonseca(Coelba), Arnoldo Vaz Neto (Conder), Thiago Peixoto e Felipe Pithon (Embasa) e Adalberto Correia Mululo (OGM).


ASCOM - CODESAL
20/12/2022