A Defesa Civil de Salvador (Codesal) promoveu, nesta sexta-feira (02/12), mais uma capacitação de voluntários em ações de prevenção da Defesa Civil. O encontro aconteceu no auditório do órgão, e recebeu 35 pessoas que procuraram o curso por demanda espontânea.

O Programa de Voluntariado do órgão visa incentivar e inserir o cidadão nas atividades da Defesa Civil, para que ele compreenda a importância da atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, estimulando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão. O voluntário irá colaborar com atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres.

“Na ocorrência de desastres, a Defesa Civil coordena e implementa as ações de socorro e resposta, para salvar vidas e evitar perdas materiais para as famílias. Esse tipo de atividade desperta espontaneamente a solidariedade das pessoas. Mas é preciso que haja treinamento e organização para que essa solidariedade possa ser produtiva e eficiente, por isso a Defesa Civil capacita esses voluntários, para que eles estejam preparados e saibam como agir em qualquer situação de risco”, explica a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana.

Funcionamento – O Programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto 26.459/2015. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

Cerca de 1,2 mil pessoas já foram formadas desde o início do programa. Neste ano, 443 voluntários também receberam formação dentre voluntários do site, conselheiros e lideranças comunitárias e outras demandas. Quem tiver interesse em participar da ação, www.codesal.salvador.ba.gov.br/voluntario/projetos.php.

SECOM - PMS