O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, foi homenageado em solenidade realizada na tarde dessa segunda-feira (17/10), em Brasília, com a Medalha Defesa Civil Nacional, e empossado como membro do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (Conpdec), órgão colegiado de natureza consultiva, integrante da estrutura regimental do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A medalha é entregue em reconhecimento aos serviços prestados ao país nos assuntos de defesa civil. O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Duarte Ferreira. O convite para integrar o Conselho partiu do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves.

“É para mim motivo de grande honra receber a medalha e ter a escolha de nosso nome, como representante da Defesa Civil de Salvador, entre os demais municípios do Brasil, para o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil. Este feliz momento é extensivo a toda nossa equipe pelo esforço em realizar um trabalho bem-feito e que traz mudanças para população soteropolitana”, afirmou Sosthenes Macêdo.

Ele acrescentou que “o conhecimento e a experiência adquiridos pela Codesal, que avançou a partir dos investimentos feitos pela gestão de ACM Neto e continuados por Bruno Reis e Ana Paula Matos em projetos preventivos, tecnológicos e educativos, serão levados ao Conpdec para auxiliar nos trabalhos desenvolvidos em todo o Brasil”.

O Conselho tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres, por meio de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo - federal, estadual e municipal -, com ampla participação da comunidade.

A composição do Conselho inclui representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, da Saúde, do Meio Ambiente, de dois órgãos estaduais e dois de órgãos municipais de proteção e defesa civil, de organizações da sociedade civil com atuação reconhecida na área de proteção e defesa civil, de instituição de ensino e pesquisa com notório saber nas áreas de gestão de risco e desastres.

ASCOM – CODESAL
17/10/2022