Evento realizado na manhã desta quinta-feira (13/10), no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), marcou o Dia Internacional para a Redução de Risco de Desastres, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1989, com o objetivo de marcar a necessidade do fomento de uma cultura global focada no problema.

Em mensagem por vídeo, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, destacou a causa nobre que os servidores da Defesa Civil militam que é a redução de desastres. "Sem vocês não seria possível salvarmos tantas vidas, mas, graças a Deus, vocês são combativos, corajosos, pessoas trabalhadoras e comprometidas. Meu orgulho também fazer parte dessa equipe e ter vocês como parte de nossos quadros. Vamos juntos pela Bahia e pelo Brasil, ajudando as pessoas a terem uma vida melhor".

O secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, encaminhou mensagem também em vídeo alusiva à data, parabenizando a Codesal pelo trabalho de redução de risco na capital baiana. "Salvador tem sido um exemplo para o Brasil, gerando boas práticas para o nosso País. Sigam fazendo o melhor para que nossa população esteja protegida; e o município é o principal ator nesse processo", afirmou.

 

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, falou sobre o papel do agente de Defesa Civil Municipal na redução de risco em Salvador, destacando as ações exitosas do órgão nas duas últimas Operações Chuva, em particular a de 2020, ano mais chuvoso em 36 anos, e agravado pela pandemia do novo coronavírus, mas que transcorreu sem o registro de vítimas fatais na capital baiana.

Ele destacou que "a Prefeitura de Salvador tem atuado para adotar iniciativas de prevenção para evitar perda de vidas. Esses resultados alcançam o objetivo principal da nossa missão que é preservar vidas, e que se configuram em um atestado de vitória da gestão do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos".

Ele enalteceu ainda o papel dos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) "como agentes fundamentais no desenvolvimento das ações de prevenção de desastres".

As atividades alusivas ao Dia Internacional para a Redução de Risco de Desastres foram encerrada com atividades lúdicas com os servidores e voluntários presentes.

Semana Nacional

Integrando-se à data comemorativa, a Codesal, desde segunda-feira (10/10), realiza a Semana Nacional de Redução de Desastres 2022, e que se prolonga até a amanhã (14/10), tendo como tema "Capacitação e valorização do agente de defesa civil municipal".

A meta do evento é ampliar a percepção de risco dos agentes da Defesa Civil e da população em geral, enfatizando práticas preventivas, principalmente nas comunidades que vivem em áreas de risco.

Desde a gestão do ex-prefeito ACM Neto, a Semana Nacional de Redução de Desastres passou a integrar a agenda da Codesal com a realização de cursos e palestras voltadas a qualificar voluntários e o quadro de servidores do órgão.


ASCOM - CODESAL
13/10/2022