A Semana Nacional de Redução de Desastres 2022, iniciada nesta segunda-feira (10/10) e que se prolonga até a próxima sexta-feira (14/10), tem como tema "Capacitação e valorização do agente de defesa civil municipal", tendo como conteudista o Ministério do Desenvolvimento Regional.

O objetivo do evento é ampliar a percepção de risco dos agentes da Defesa Civil e da população em geral, efatizando práticas preventivas, principalmente nas comunidades que vivem em áreas de risco.

O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que a Prefeitura de Salvador tem atuado para adotar iniciativas de prevenção e resiliência para evitar perda de vidas, que têm resultado em ciclos de Operações Chuva sem o registro de vítimas fatais".

Ainda segundo ele, “esses resultados alcançam o objetivo principal da nossa missão que é preservar vidas, e que se configuram em um atestado de vitória da gestão do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos”.

"O público alvo da capacitação é formado por agentes de proteção e defesa civil dos estados e municípios; a sociedade civil e interessados na temática de gestão de risco e de desastres", explica a assessora em Defesa Civil e Gestão, Leilane Souza.

O curso é aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever pelo link https://www.escolavirtual.gov.br/.

*Programação*

A programação do primeiro dia abordou a Capacitação em Proteção - Introdução à Política Nacional tendo como tendo como conteúdo módulos sobre Proteção e Defesa Civil no Brasil; Conceitos Preliminares e Contexto dos Desastres.

Amanhã o tema será Atuação da Defesa Civil no Âmbito Municipal, destacando módulos sobre as principais atribuições e competências, instrumentos básicos de gestão de risco e políticas públicas setoriais, entre outros.

Na quinta-feira (13/10), a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, fala sobre "A importância do apoio das comunidades na formação de agentes municipais voluntários de defesa civil", seguida das palestras "O Papel do agente de Defesa Civil Municpal na redução de riscos em Salvador", a ser proferida pelo diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, e "A atuação dos agentes de Defesa Civil na redução de desastres", pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Cel. Alexandre Lucas.

Uma visita ao Jardim Botânico de Salvador está programada para a manhã de sexta-feira (14/10), com a participação de crianças da comunidade de Sete de Abril que foram formadas pelo Nupdec Mirim. No turno da tarde, haverá a capacitação em Proteção e Defesa Civil - Gestão de Desastre.

*ASCOM - CODESAL*
10/10/2022