A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, na manhã desta terça-feira (04/10), simulado de evacuação no Museu Cidade da Musica da Bahia, na Praça Cayru. A atividade, que antecede a entrega do Plano de Contingência do Centro Histórico de Salvador, teve a participação de servidores do museu, que simularam a evacuação emergencial do imóvel, com a orientação de integrantes do Corpo de Bombeiros e de técnicos da Codesal, coordenados pela engenheira Rita Jane Moraes, subcoordenadora de Áreas de Risco.

Como preparativo para o simulado, o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, acompanhado da secretária de Cultura e Turismo, Andrea Mendonça, e engenheiros do órgão realizaram, anteriormente, vistoria nas instalações na sede do museu no bairro do Comércio. A inspeção incluiu a checagem do sistema de combate a incêndio, das rotas de fuga e o treinamento para emergências.

O Plano de Contingência tem o objetivo de ampliar a segurança da região do Centro Histórico e envolver a comunidade na prevenção de incêndios e desabamentos, evitando situações como a ocorrida em novembro de 2017, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho e os Bombeiros tiveram dificuldade de combater o fogo.

“Essa foi a forma com a qual a Codesal buscou se antecipar a possíveis problemas, colocando o sitio arquitetônico em situação de mais segurança, e levando garantias para esse espaço que é tão respeitado pela memória e história dos baianos”, destacou Sosthenes Macêdo.

A comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar/Barroquinha, major Jamile Lutiane, destacou a importância do Plano de Contingência do Centro Histórico, afirmando que "o simulado reflete tudo que se estudou e transmitiu para a comunidade, principalmente a prevenção, evitando que vidas e o patrimônio sejam ceifados".

ASCOM - CODESAL
04/10/2022