Equipe do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec) da Defesa Civil de Salvador detalharam o funcionamento das estações meteorológicas da Codesal para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em encontro realizado na tarde desta quarta-feira (28/09) no Centro Municipal de Inovação Colabore, instalado no Parque da Cidade, seguido de visita técnica ao equipamento instalado no local.

A Codesal conta com duas estações meteorológicas instaladas no Monte Serrat e na Pituba (Parque da Cidade), utilizando ainda as estações do INMET localizadas em Ondina e na Base Naval de Aratu, totalizando quatro equipamentos de monitoração.

Participaram da apresentação a subcoordenadora do Cemadec, Nicoly Lima e os meteorologistas Giuliano Carlos do Nascimento e Laurízio Alves. "Os dados registrados pelas estações, a exemplo da velocidade e rajada do vento, umidade relativa do ar, temperaturas máxima e mínima, são utilizados para a previsão do tempo e análise climatológica", explica Nicoly Lima.

ASCOM - CODESAL
28/09/2022