Encerrando a semana de atividades em Salvador, o grupo de trabalho do C40 CFF - GIZ juntamente com equipe da gestão municipal, visitaram obras modelo da Prefeitura de Salvador, como o Novo Mané Dendê e Vila Barro Branco, e que replicam os paradigmas agora pretendidos para o projeto Bairro Novo em Vila Mar I e II.

As visitas tiveram a participação do diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, da coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, da assessora do Escritório de Cooperação Internacional, Cíntia Martins e de Susanne Kempf, Maxine Muller e Cristiane Borda, da GIZ, entre outros.

"Foi significativo que a equipe do C40 - GIZ conhecesse o Mané Dendê e a Vila Barro Branco, que expressam a experiência da Prefeitura em projetos de grande porte", ressalta Gabriela Morais.

Ao longo desta semana foram realizados encontros e oficinas com o objetivo de criar a Unidade de Implementação do Projeto em Vila Mar, visando o planejamento conjunto de atividades entre o C40 CFF e técnicos da Prefeitura.

A inciativa prevê, entre outros, beneficiamentos, como transformar áreas alagáveis, em ambientes de lazer, com o uso de tecnologia verde, reduzir a ocorrência de deslizamentos de terra com vegetação apropriada, escadas drenantes, entre outros recursos.

O projeto Bairro Novo de Vila Mar nasceu do Plano de Ações Estruturais (PAE) da Codesal, escolhido no processo seletivo realizado pelo CFF. O organismo apoia cidades em países em desenvolvimento para mobilizar financiamento tanto para projetos de mitigação do clima como de adaptação.

"Agora que demos a partida, vamos consolidar a formação do grupo e do plano de trabalho de modo a tirar o projeto do papel e tornar esta cooperação financiável por alguma instituição de fomento em parceria com a Prefeitura", afirma a assessora técnica da GIZ, Cristiane Borda Pinheiro.

*ASCOM - CODESAL*
02/09/2022