A quarta turma de voluntários, que fez a inscrição no Programa de Voluntários pelo site da Codesal, foi capacitada, hoje (02/09), no auditório da Defesa Civil de Salvador. Participaram da instrução, 35 pessoas que receberam o certificado e a camiseta que identifica a adesão ao programa.

Os módulos do treinamento, que tem carga horária de cinco horas, incluíram conhecimentos sobre defesa civil institucional, primeiros socorros, mudanças climáticas, percepção de risco além de visita ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil(Cemadec).

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, explicou que a capacitação é aberta a qualquer pessoa interessada, mesmo as que não moram em áreas de risco, bastando proceder a inscrição no site da Codesal.

Segundo ela, “a capacitação de voluntários é indispensável pois essas pessoas se interessam verdadeiramente pelos problemas da cidade e querem atuar. Aqui, eles conhecem a estrutura da Codesal, os serviços da Prefeitura e entendem quais os serviços oferecidos e como reagir em situação de emergência, contribuindo para preservar vidas”.

A Codesal realiza o cadastramento, a seleção e o treinamento das pessoas interessadas em atuar voluntariamente, considerando a natureza das atividades a serem realizadas e os locais de atuação. Os interessados em participar das próximas turmas podem fazer a inscrição no seguinte link: http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/seja-voluntario

ASCOM - CODESAL
02/09/2022