Equipe de trabalho da Prefeitura de Salvador, do C40 e GIZ visitaram, na manhã desta quarta-feira (31/08), a região de Vila Mar I e II (Canabrava) para identificação de problemas prioritários voltados à execução do Projeto Bairro Novo naquele local.

O projeto surgiu do Plano de Ações Estruturais (PAE) da Defesa Civil de Salvador (Codesal), escolhido no processo seletivo realizado pelo CFF, organismo que apoia cidades em países em desenvolvimento, visando mobilizar financiamento tanto para projetos de mitigação do clima como de adaptação.

"O levantamento realizado em Vila Mar incluiu a identificação de possíveis percepções dos diferentes grupos de analistas envolvidos sobre as características na região do projeto e aprendizado sobre as condições e práticas locais", definiu a gerente de Projetos da GIZ/Alemanha, Suzane Kempf.

Integraram a equipe técnica, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais, o chefe do Setor de Gestão de Riscos, Élio Perrone, os engenheiros Cezar Bello, Patrícia Cordeiro e Lucineide Teixeira, pela Codesal; e Cristiane Borda Pinheiro, Susanne Kempt e Maxine Muller, pela GIZ, entre outros.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, ressalta que projeto Bairro Novo em Vila Mar, a partir do diagnóstico realizado pela Defesa Civil, incluiu mapeamento de áreas de risco e apontamento das necessidades, indicando soluções geotécnicas a serem utilizadas e "abrindo um leque de opções para o município executar, por meio de parcerias como a firmada com o C40 CFF/ GIZ".

O acordo de cooperação entre a Prefeitura e o Fundo Financeiro do C40 (CFF) para a realização da iniciativa foi assinado pelo prefeito Bruno Reis, na última segunda-feira (29/08).

Na tarde de hoje, foi retomada a oficina técnica, iniciada ontem (30/08), com o objetivo de elaborar um plano de trabalho com previsão dos estudos e atividades de desenvolvimento de capacidades e conhecimentos voltados ao projeto em Vila Mar. O evento foi sediado no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), com a participação de equipe técnicas das secretarias da Prefeitura de Salvador, do C40 e GIZ.


ASCOM – CODESAL
31/08/2022