Servidores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram, nesta sexta-feira (19/08), de pedalada para marcar o Dia Nacional do Ciclista e ressaltar a importância do veículo como meio sustentável de transporte e sem impacto ao meio ambiente. Os participantes, que saíram de vários pontos da cidade, tiveram como ponto de encontro a Avenida Vasco da Gama de onde partiram para à sede da Codesal, na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), ponto de chegada.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, acentua a necessidade da integração do transporte urbano não motorizado ao cotidiano da cidade, destacando os esforços da gestão do prefeito Bruno Reis em promover políticas voltadas ao controle do efeito estufa, resultante da emissão de gase poluentes que impactam no aquecimento global.

Em novembro, Reis esteve em Glasgow (Escocia) participando da 26ª Conferência do Clima (COP26) quando expressou o compromisso de Salvador em mitigar os efeitos das mudanças climáticas, entre os quais a adoção de modais sustentáveis de transporte. "A palavra convence, o exemplo arrasta", diz o diretor da Codesal.

Entre os servidores do órgão que costumam usar a bike como meio de transporte no dia a dia está Eugênio Domingos de Souza Neto, 65 anos. Há mais de uma década, ele, diariamente, sai cedo de rua residência no bairro da Pituba em direção à Codesal com sua bike. "Uso a bicicleta para me dirigir ao ambiente de trabalho como uma forma de promover saúde, preservar meio ambiente e melhorar o trânsito", acentua.

A subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil, a engenheira ambiental e sanitarista, Nicoly Lima, que participou da pedalada, acentua que "os automóveis são um dos principais responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera; andar de bicicleta é contribuir para um ar mais limpo em nossa cidade. Além de ajudar de forma positiva para o meio ambiente, utilizá-las faz bem para a saúde e o nosso bem-estar".

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), visando estimular o uso da bike pelo servidor público, estabeleceu por meio da Portaria 03/2017 que o servidor do órgão que se deslocar de bicicleta de sua residência até o trabalho, durante 15 dias úteis por mês, terá abono mensal de um dia de serviço.

O Dia Nacional do Ciclista foi criado no Brasil em memória do cliclista brasiliense Pedro Davidson, morto em 2006, aos 25 anos, por um motorista embriagado, enquanto pedalava no eixo sul do Distrito Federal. Além de ser uma data alusiva ao fato, o dia serve de incentivo ao uso da bicicleta como transporte viável e sustentável.

*ASCOM-CODESAL*
19/08/2022