Nos últimos anos, a Prefeitura já atingiu cerca de 400 áreas de risco protegidas na capital baiana, seja por aplicação de geomantas, ou via contenção definitiva. A 229ª geomanta deste período foi entregue dia 16/08, na Travessa Zinco, no bairro da Cidade Nova, pelo prefeito Bruno Reis. Além disso, a comunidade também ganhou o campo de futebol da localidade completamente requalificado pela Prefeitura.

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, o secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, além de lideranças locais. Com 689 m², a geomanta passou a dar mais segurança a 181 famílias residentes na região.

Na ocasião, o prefeito ressaltou que, após a intervenção, o medo do período chuvoso faz parte do passado da localidade. "Esta é uma região onde os moradores viviam com medo da encosta ceder, da casa desabar. Agora, com mais essa etapa cumprida, a vida dessas pessoas será muito melhor, pois poderão sair de casa para trabalhar, voltar e dormir sem o medo de sofrer um acidente em virtude das chuvas".

Nascido na Cidade Nova, o líder comunitário Luís Araújo, de 55 anos, relata que antes da intervenção da Prefeitura, os moradores da região dormiam mal, sempre assustados e preocupados com o risco de deslizamentos na encosta atrás de casa. "Ficávamos com medo, tentando conter a encosta sozinhos, mas não funcionava. Mas, agora, a colocação da geomanta traz mais tranquilidade à comunidade".

O chefe do Executivo municipal também destacou que os investimentos municipais realizados nos últimos anos têm contribuído fortemente para a preservação da vida dos cidadãos e vêm se tornando referência no país. “A cidade está cada vez mais protegida, seja por geomanta, seja por contenção definitiva. Em 2021, por exemplo, investimos mais de R$120 milhões em infraestrutura, e este ano faremos muito mais, pois, a cada ano, o volume de chuvas aumenta. E as cidades só resistem de acordo com a preparação prévia, observação das mudanças climáticas e afins. Hoje, o trabalho da Codesal, com sistemas de alerta e alarme, capacitação, monitoramento e muito trabalho, é reconhecido e replicado em diversas cidades no país", relatou Bruno Reis.

 

 

SECOM - PMS

16/08/2022