O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, apresentou a palestra "O Sistema Nacional de Defesa Civl: a interface entre os órgãos militares e a defesa civil" no I Encontro Nacional IBDM de Juízes Militares Estatuais e Federais, (29/07), no auditório do edifício Mundo Plaza, no Caminho das Árvores.

Ao iniciar a fala, o gestor da Codesal agradeceu o convite do presidente do Instituto Brasileiro de Direito Militar (IBDM), coronel Josemar Pereira, para participar do evento, fazendo, em seguida, uma breve restropectiva do surgimento do conceito de defesa civil, na Inglaterra, no início da década de 40 do século passado, até sua adoção no Brasil, em 1943.

O grande avanço, segundo ele, se dá com a lei 12.608, de 2012, que introduz o conceito de prevenção ao instituir a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, dando inicio ao sistema de informações e monitoramento de desastres.

"Esta legislação destaca ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil e enfatiza a atuação articulada entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para redução de desastres e apoio às comunidades atingidas", citou.

Neste contexto, destacou Sosthenes Macèdo, é de extrema importância a articulação entre a Defesa Civil e as Organizações Militares:

"As organizações militares detêm conhecimentos e atuam com inteligência - essencial para as atividades de prevenção; além de estarem preparadas para atuar em situações limite e em situações de crise - essencial para as atividades de contingência".

Parcerias

Embora em sua constituição seja um órgão formado por técnicos civis do município de Salvador, a Codesal tem, ao longo de sua trajetória, buscado parcerias com as organizações militares, a exemplo do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil.

Com a Marinha, destacou o diretor da Codesal, foi realizada a vistoria conjunta na Barragem dos Macacos, além da Ação Salvador Solidária, que arrecadou mais de 40 toneladas de donativos em caráter emergencial para auxiliar famílias do sul e do extremo sul da Bahia, vitimadas pelas fortes chuvas que castigaram a região no final de 2021.

Esta aproximação ainda tem sido feita por meio de visitas à Codesal, como a realizada pela Capitania dos Portos com a turma do Curso de Moço de Convés, que conheceram as atividades do Cemadec, centro especializado em análises climáticas e alertas preventivos em comunidades situadas em áreas de risco, destacou o diretor da Defesa Civil.

Em contrapartida, servidores da Codesal realizaram, em julho, visita técnica à Capitania dos Portos e conheceram suas atividades.

Sosthenes Macêdo citou ainda a importante parceria com o Corpo de Bombeiros para a realização de curso de formação de brigadista como etapa do Plano de Contingência do Centro Histórico e ações educativas nas comunidades.

Ele apresentou ainda um resumo sobre as atividades da Codesal, a partir da modernização introduzida em 2016, que promoveu a reestruturação administrativa, organizacional e tecnológica do órgão com foco nas ações preventivas.


ASCOM - CODESAL
29/07/2022