A Codesal certificou mais 60 voluntários que participaram da terceira edição do ano da capacitação promovida pelo projeto Mobiliza Defesa Civil em ações de prevenção voltadas para áreas de risco. As atividades foram realizadas nesta sexta-feira (29/07) no auditório da sede do órgão. A turma foi formada de voluntários expontâneos que fizeram suas inscrições no site da Defesa Civil.

A capacitação foi iniciada com o módulo de Defesa Civil Institucional, no qual os participantes conheceram os serviços prestados pela Codesal, como as vistorias, monitoramento das áreas de risco, o sistema de alerta e alarme e as atividades educativas, explica a subcoordenadora de ações comunitárias da Codesal, Fabiana Santana.

Em seguida foi apresentado o módulo de Primeiros Socorros sobre como efetuar a primeira assistência de saúde à vítimas de acidentes. O módulo de Mudança Climáticas abordou questões relativa a como reduzir os impactos dos desequilíbrios ambientais, por meio da reciclagem, do reflorestamento, do uso de transportes coletivos e de práticas de consumo ecologicamente responsáveis.

Finalmente, no módulo de Percepção de Risco, os participantes aprenderam a interpretar os sinais ambientais e os eventos ocorridos na comunidade que justifiquem o acionamento da Codesal pela iminência de um desastre, contribuindo assim para preservar vidas.

“O Programa de Voluntariado faz parte do Mobiliza, projeto da Codesal de capacitação de voluntários, atraídos nas comunidades, igrejas e demais organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura. Quanto mais cidadãos formamos, contaremos com mais parceiros com olhar atento para prevenir riscos às comunidades”, acentua Fabiana Santana.

A próxima edição do Mobiliza será realizada dia 02 de setembro e os interessados poderão fazer as inscrições no site da Codesal www.codesal.salvador.ba.gov.br/ na aba voluntários.

ASCOM - CODESAL
29/07/2022