A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realiza na sexta-feira (29), das 8h às 13h, a terceira edição do ano da capacitação gratuita e certificada de voluntários em ações de prevenção de desastres. A atividade acontece no auditório da sede do órgão, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), 80, e os interessados devem se inscrever através do link http://encurtador.com.br/aiV58.

De acordo com o órgão, a programação do evento será iniciada com o módulo de Defesa Civil Institucional, no qual os participantes aprendem acerca dos serviços prestados pela Codesal, como as vistorias, o monitoramento das áreas de risco e o sistema de alerta e alarme.

No módulo de Primeiros Socorros, são dadas instruções por um técnico da Codesal habilitado pelo Corpo de Bombeiros Militares da Bahia sobre como efetuar a primeira assistência de saúde a vítimas de desastres.

Em seguida, no módulo de Mudança Climáticas, os alunos são ensinados a respeito de como reduzir os impactos dos desequilíbrios ambientais, através da reciclagem, do reflorestamento, do uso de transportes coletivos e de práticas de consumo ecologicamente responsáveis.

Finalmente, no módulo de Percepção de Risco, os participantes adquirem capacidade analíticas para interpretar os sinais ambientais e os eventos ocorridos na comunidade que justificam o acionamento da Codesal pela iminência de um desastre.

“O Programa de Voluntariado faz parte do Mobiliza, projeto da Codesal de capacitação de voluntários, atraídos nas comunidades, igrejas e demais organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura. Divulgamos a ação através da imprensa, das Prefeituras-Bairro e dos líderes comunitários. Quanto mais cidadãos formamos, mais pessoas com olhar atento para prevenir riscos às comunidades”, pontuou Fabiana Santana, subcoordenadora de ações comunitárias da Codesal.

 

SECIM - PMS