O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, 08 de junho, foi marcado na Defesa Civil de Salvador (Codesal) por palestras sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030, o conceito "Lixo Zero" e a reciclagem de resíduos orgânicos.

 

Ao abrir o evento, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou "a importância da correta aplicação dos ODS para a sobrevivência do planeta em uma época de crise climática, de modo a tornar as cidades mais sustentáveis e justas".

 

Ele ressaltou que a Codesal já observa a pauta dos ODS nos objetivos “Inovação infraestrutura” com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), e “Cidades e comunidades sustentáveis” com o Plano de Ações Estruturais (PAE) destinado à gestão de risco em áreas vulneráveis da capital, entre outros.

 

A subcoordenadora de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas, Nicoly Lima, explicou que agenda dos ODS é formada por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, estimulando o crescimento sustentável em todo o planeta até 2030.

 

Ela ressaltou que a Defesa Civil de Salvador atua prioritariamente em ações que visam tornar Salvador e assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis, foco do objetivo 11 dos ODS. Segundo ela, sustentabilidade implica na prosperidade das coisas.

 

Ao apresentar a palestra "Conheça o conceito de Lixo Zero", a engenheira ambiental e sanitarista, Thaisa Tavares, destacou que o Brasil produz 80 milhões de toneladas de lixo por ano e recupera apenas 0,2% de resíduos orgânicos. Ela explicou ainda que a reciclagem é inexpressiva, centrando-se em plásticos, papel/ papelão, vidro e metais.

 

Com embaixadora do Instituto Lixo Zero, Thaisa Tavares disse que o conceito de lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução do encaminhamento desses materiais para os aterros sanitários.

 

Já a engenheira ambiental e sanitarista, Rosane Gramosa, falou sobre "Compostagem: Reciclagem de Resíduos Orgânicos", processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de frutas, verduras, transformadas em adubo natural que pode ser utilizado na agricultura e em plantas, jardins e hortas para substituir o uso de produtos químicos.

 

O evento foi encerrado com a distribuição de mudas de hortaliças e plantas ornamentais aos servidores da Codesal.

 

*ASCOM-CODESAL*

08/06/2022